Categorias

Últimos posts


E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. _ Gênesis 1:29

No livro de Gênesis, após concluir a criação, Deus apresenta ao homem quais deveriam ser os seus alimentos. Novamente, a Bíblia revelando Deus como Criador de todas as coisas, conhecedor de toda ciência e soberano sobre a natureza. Que coisa incrível!
E Deus orienta que todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de todas as arvores em que há fruto que dê semente seria o alimento dos homens, o que nos revela que no princípio a dieta humana era baseada em frutas e vegetais.
No entanto, após o pecado e queda do homem do Jardim do Éden, ocorre que toda a Terra é destruída pelas águas do dilúvio e quando Noé e sua família saem da arca, Deus os autoriza e adotar também a carne de animais como alimento.
Pavor e medo de vós virão sobre todos os animais da terra e sobre todas as aves dos céus; tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar nas vossas mãos serão entregues.
Tudo o que se move e vive ser-vos-á para alimento; como vos dei a erva verde, tudo vos dou agora. Carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis. Certamente, requererei o vosso sangue, o sangue da vossa vida; de todo animal o requererei; _ Gênesis 9:3-5
Alguns teólogos defende que esta mudança na alimentação ocorreu, em virtude da destruição da Terra causada pelo dilúvio, posto que Noé e sua família não teriam do que se alimentar até que a erva e as árvores frutíferas crescessem novamente, neste caso, a dieta carnívora, seria a nova opção, com uma restrição porém, deveria ser consumida sem o seu sangue.
Estudiosos de nutrição defendem que descobertas recentes revelam que pelo aspecto dos dentes, intestino e ácidos estomacais, os seres humanos se enquadram anatomicamente no grupo dos frutívoros.
Em seu depoimento no documentário What the Health, o Dr. Joel Kahn - cardiologista fundador do Hahn Center for Cardiac Longevity, afirma que, ao consumir uma dieta para qual nosso corpo foi projetado, ou seja, a base de plantas, é possível reverter doenças cardíacas. Isto porque, estudos revelam que o nível de colesterol desaba e a pressão arterial é regulada após o consumo de uma dieta baseada em plantas. Neste mesmo documentário, diversos outros médicos afirmam que seus pacientes são curados e abandonam o uso de remédios após adotarem dietas baseadas em plantas. Portanto, pessoas que adotam dietas veganas vivem mais e são mais saudáveis ao longo de sua vida, segundo este documentário.
Mas, se o corpo humano foi projetado para uma dieta a base de frutas e legumes, como seria possível alimentar-se de carne? Um outro estudo da história da culinária, apresentado no episódio Carnivores da série documentário Eat: The Story of  food - Temp. 1 da Claro Vídeos, defende que foi a descoberta do fogo, que tornou possível ao homem a alimentação carnívora, pois seu organismo não seria capaz de mastigar e digerir a carne crua, como fazem outros animais carnívoros, no entanto, a carne cozida pelo fogo se torna mais macia e facilita o processo de digestão viabilizando o consumo humano.
Sem dúvida, os assuntos relacionados a dieta e nutrição ainda são bastante controversos, pois a nutrição é uma ciência relativamente nova, que assim como todo conhecimento humano, tem evoluído ao longo dos séculos. De qualquer maneira, estes estudos parecem reforçar a história bíblica sobre nossa dieta original e nossa dieta adaptada.
Mais a frente no livro de Levíticos o Senhor fala com Moisés e com Arão dando orientações específicas sobre o consumo de carne, categorizando algumas como impróprias para consumo "imundas":

Dizei aos filhos de Israel: São estes os animais que comereis de todos os quadrúpedes que há sobre a terra: todo o que tem unhas fendidas, e o casco se divide em dois, e rumina, entre os animais, esse comereis.
Destes, porém, não comereis: dos que ruminam ou dos que têm unhas fendidas: o camelo, que rumina, mas não tem unhas fendidas; estes vos será imundo; o arganaz, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; esta vos será imunda.
Também o porco, porque tem unhas fendidas e o casco dividido, mas não rumina; este vos será imundo; da sua carne não comereis, nem tocareis no seu cadáver. Estes vos serão imundos.
De todos os animais que há nas águas comereis os seguintes: todo o que tem barbatanas e escamas, nos mares e nos rios; esse comereis.
Porém todo o que não tem barbatanas nem escamas, nos mares e nos rios, todos os que enxameiam as águas e todo ser vivente que há nas águas, estes serão para vós outros abominação.
Ser-vos-ão, pois, por abominação; da sua carne não comereis e abominareis o seu cadáver.
Todo o que nas águas não tem barbatanas ou escamas será para vós outros abominação.
Das aves, estas abominareis, não se comerão, serão abominação: a águia, o quebrantosso e a águia marinha; o milhano e o falcão, segundo a sua espécie, todo corvo segundo a sua espécie, o avestruz, a coruja, a gaivota, o gavião, segundo a sua espécie, o mocho, o corvo marinho, a íbis, a gralha, o pelicano, o abutre, a cegonha, a garça, segundo a sua espécie, a poupa e o morcego. 
Todo inseto que voa, que anda sobre quatro pés será para vós outros abominação.
Mas de todo inseto que voa, que anda sobre quatro pés, cujas pernas traseiras são mais compridas, para saltar com elas sobre a terra, estes comereis.
Deles, comereis estes: a locusta, segundo a sua espécie, o gafanhoto devorador, segundo a sua espécie, o grilo, segundo a sua espécie, e o gafanhoto, segundo a sua espécie.
Mas todos os outros insetos que voam, que têm quatro pés serão para vós outros abominação.
(...) Todo animal quadrúpede que anda na planta dos pés vos será por imundo; qualquer que tocar o seu cadáver será imundo até à tarde.
E o que levar o seu cadáver lavará as suas vestes e será imundo até à tarde; eles vos serão por imundos.
Estes vos serão imundos entre o enxame de criaturas que povoam a terra: a doninha, o rato, o lagarto, segundo a sua espécie, o geco, o crocodilo da terra, a lagartixa, o lagarto da areia e o camaleão.
(...) Também todo enxame de criaturas que povoam a terra será abominação; não se comerá.
Tudo o que anda sobre o ventre, e tudo o que anda sobre quatro pés ou que tem muitos pés, entre todo enxame de criaturas que povoam a terra, não comereis, porquanto são abominação.
Não vos façais abomináveis por nenhum enxame de criaturas, nem por elas vos contaminareis, para não serdes imundos.
Eu sou o Senhor, vosso Deus; portanto, vós vos consagrareis e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis por nenhum enxame de criaturas que se arrastam sobre a terra.
(...) Esta é a lei dos animais, e das aves, e de toda alma vivente que se move nas águas, e de toda criatura que povoa a terra, para fazer diferença entre o imundo e o limpo e entre os animais que se podem comer e os animais que se não podem comer.
_ Levítico 11:1-47

Ao analisar a relação de animais que foram proibidos pelo Criador, identificamos muitos animais que dentro do ecossistema tem função de higienizar a Terra e que são portanto, animais cheios de toxinas, como é o caso dos camarões por exemplo, conhecidos como lixeiros, que se alimentam de resíduos animais, resíduos vegetais, insetos aquáticos, larvas e animais mortos e que, conforme sabemos, podem causar reações alérgicas, problemas de pele, irritação gástrica e rinite severa.
Vemos outros, que em sua estrutura física, tem propriedades que são inapropriadas para os seres humanos, como os peixes de couro, que segundo especialistas no assunto, contém toxinas que são prejudiciais ao corpo humano.

Estatísticas publicadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) constatam que as infecções bacterianas constituem a maioria das doenças transmissíveis pelo pescado.
Os peixes de couro são espécies carnívoras e rapinantes. Ele têm o hábito de se alimentar de restos de peixes mortos e do dejeto orgânico do fundo de rios e mares. Sua flora de micro-organismos é bem mais rica para poder auxiliar na digestão e na limpeza do organismo de toxinas das carcaças em putrefação.
Muitas bactérias desses peixes fabricam substâncias que neutralizam os venenos e as toxinas das carcaças podres dos pântanos e brejos dos quais costumam se alimentar. _ Criacionismo

Tudo isto, testifica que o Senhor não cria leis aleatórias, mas tudo o que Ele faz, é por um propósito contextualizado dentro de sua sabedoria, que é infinitamente maior do que a nossa!
Testifica também, que todas as coisas foram criadas de forma harmoniosa, com o propósito de nos trazer saúde e bem-estar e que é propósito de Deus que tenhamos uma vida abençoada nesta Terra e não apenas na eternidade.
Em toda a história Bíblica o plano de Deus de curar o homem, de fazê-lo viver uma boa vida é revelada e todas as leis de Deus foram criadas para o homem, para protegê-lo do que é mal, guardá-lo e guiá-lo por caminhos de vida.
Será, pois, que, se ouvindo estes juízos, os guardares e cumprires, o Senhor, teu Deus, te guardará a aliança e a misericórdia prometida sob juramente a teus pais; ele te amará e te abençoará, e te fará multiplicar; também abençoará os teus filhos, e o fruto da tua terra, e o teu cereal, e o teu vinho, e o teu azeite, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas, na terra que, sob juramento a teus pais, prometeu dar-te. Bendito será mais do que todos os povos; não haverá entre ti nem homem, nem mulher estéril, nem entre os teus animais.
O Senhor afastará de ti toda enfermidade; sobre ti não porá nenhuma das doenças malignas dos egípcios, que bem sabes; antes, as porá sobre todos os que te odeiam.
_ Deuteronômio 7:12-15
É fato, que o que fazemos com o nosso corpo e através do nosso corpo importa para Deus!
Gosto muito de uma passagem de 1 Coríntios 6:17, que afirma que aquele que se une ao Senhor, se torna um só Espírito com Ele. Se nos tornamos um só espírito com Deus, devemos manifestar as características do seu espírito em nós e o seu Espírito  é a própria vida.
Alimentar-se de forma saudável e cuidar do corpo, respeitando as leis da natureza, é portanto, uma manifestação da vida de Deus em nós, é também uma evidência de sua presença em nossa vida que nos traz domínio próprio e atitudes de auto respeito.
Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus; _ 1 Coríntios 10:31.
A história de Daniel é uma excelente referência sobre honrar a Deus em todas as coisas e zelar por uma alimentação saudável segundo a orientação de Deus.
Quando Daniel, Hananias e Misael, foram tomados como servos do rei Nabucodonosor na Babilônia e receberam porções diárias das iguarias do rei, Daniel se recusou a comer tais alimentos e decidiu permanecer fiel ao costume alimentar do povo de Israel.
Ele pediu ao chefe dos eunucos, que era responsável por sua alimentação, que o alimentasse com legumes e água e não com iguarias e vinho. A Bíblia narra que, ao final de dez dias seguindo este padrão de alimentação, ele e seus companheiros estavam mais gordos e com melhor semblante que os demais.
E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos de carne do que todos os jovens que comiam das iguarias do rei.
Assim o despenseiro tirou-lhes a porção das iguarias, e o vinho de que deviam beber, e lhes dava legumes. _ Daniel 1:10-16
É sem dúvida um privilégio conhecer as leis de Deus e caminhar segundo as suas orientações nas diferentes áreas da nossa vida.
As promessas de Deus para a nossa vida, são promessas de vida e vida abundante, existe porém, a condição de decidirmos seguir suas orientações para vivermos estas promessas e termos saúde física, mental e espiritual.

Versículo para memorizar:
Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido.
_ Salmos 1:3

Perguntas para reflexão:
- Você tem consultado o Criador acerca das diferentes áreas de sua vida? Tem buscado Nele, em Sua palavra, conhecimento e sabedoria para o seus caminhos? 
- Como tem sido a sua relação com a comida? Será que você tem consumido iguarias que intoxicam e adoecem o seu corpo ou tem buscado consumir alimentos compatíveis com a sua estrutura biológica que favorecem a sua saúde e bem-estar?
- O que você pode fazer de diferente a partir de hoje, para praticar auto respeito e honrar a Deus com o seu corpo?

Oração:
Deus, Nosso Pai.
Eu te agradeço pelos alimentos que o Senhor criou para que nos sirvam de alimento.
Te agradeço pelo Teu cuidado e amor ao nos orientar acerca de quais são os alimentos adequados para saúde do nosso organismo.
Peço que o Teu Espírito me fortaleça para fazer os ajustes necessários em minha alimentação e te honrar com a saúde do meu corpo, tendo assim vitalidade para cumprir o meu propósito nesta Terra.
Oro para que eu seja liberta do desejo por alimentos que se tornaram vicio e que intoxicam o meu corpo e para que o eu aprenda a apreciar aqueles que me fazem bem.
Oro pela libertação de toda disfunção alimentar que possa me conduzir a excessos ou faltas que danificam o funcionamento do meu organismo.
Eu hoje, decido respeitar as leis naturais e seguir as Tuas orientações em relação ao cuidado com o meu corpo, para glória do Teu nome. 
Em nome de Jesus. Amém!

Declaração de fé: Deus é o Criador de todas as coisas e eu desejo glorificar o seu nome através do meu corpo.


Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *