Categorias

Últimos posts



Eis que estabeleço a minha aliança convosco, e com a vossa descendência, e com todos os seres viventes que estão convosco: tanto as aves, os animais domésticos e os animais selváticos que saíram da arca como todos os animais da terra. Estabeleço a minha aliança convosco: não será mais destruída toda carne por águas de dilúvio, nem mais haverá diluvio para destruir a terra. Disse Deus: Este é o sinal da minha aliança que faço entre mim e vós e entre todos os seres viventes que estão convosco, para perpétuas gerações: porei nas nuvens o meu arco; será por sinal da aliança entre mim e a terra. Sucederá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, e nelas aparecer o arco, então, me lembrarei da minha aliança, firmada entre mim e vós e todos os seres viventes de toda carne; e as águas não mais se tornarão em dilúvio para destruir toda a carne. O arco estará nas nuvens; vê-lo-ei e me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todos os seres viventes de toda carne que há sobre a terra. Disse Deus a Noé: Este é o sinal da aliança estabelecida entre mim e toda carne sobre a terra.
_ Gênesis 9:9-17


Dia desses visitando um outro estado, entrei em uma igreja que era um dos pontos turísticos daquela região, com uma arquitetura muito bonita e muitas esculturas, o templo apresentava um ar imponente.
Observei como o teto era alto, os vitrais imensos e as esculturas enormes e intocáveis... ponderei que os templos refletem a visão que a maioria de nós tem de Deus, de um ser separado de nós, longe lá no céu, intocável, distante de nossa realidade.De fato, Deus é Eterno, Soberano e seus caminhos são mais altos que os nossos e não haveria nenhum templo construído por mãos humanas que poderia contê-lo, por mais belo, luxuoso e imponente que fosse.
Assim diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés; que casa me edificareis vós? E qual é o lugar do meu repouso?
Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas vieram a existir, diz o Senhor, mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra.
_ Isaías 66:1-2
Deus construiu seu próprio templo, de modo que toda a Terra proclama a sua Glória e os homens feito do barro, feito vaso, abrigam o seu Santo Espírito por meio do sacrifício de Cristo.
Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. _ Salmos 19.1
A manifestação e a presença de Deus, não esta distante de nós, restrita aos céus e inatingível, posto que todas as coisas existem e se mantém por meio dele.
Foi sua voz e seu Espírito que criou a Terra, os seres vivos e todos os homens e é por meio do seu Espírito que os homens permanecem vivos, pois veio de suas narinas o ar que nos deu folego de vida.
Deus esta em tudo, Ele é tudo, pois sem ele nada poderia existir e permanecer.
... pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. 
_ Colossenses 1:16-17
A compreensão de que tudo o que conhecemos, tudo o que somos teve origem em Deus, e que toda a criação anuncia quem Ele, me faz senti-lo próximo, uma vez todas as coisas manifestam sua existência.
Creio que a maior "miopia" que nos acometeu foi nos desconectarmos de Deus como Pai Criador de todas as coisas, pois isto nos distanciou Dele, deixamos de enxergá-lo em suas obras e de estabelecer um relacionamento próximo com Ele.
Gosto muito de meditar sobre esta passagem bíblica que usei como tema central desta devocional, quando Deus diz a Noé que o arco entre as nuvens será sinal da aliança que Ele fez com o homem. Sempre que vejo o arco-íris no céu me lembro desta passagem e da promessa de Deus e meu coração se enche de fé, ao ver que todas as coisas visíveis e invisíveis revelam Deus.
Me permitam a liberdade poética para afirmar que Deus usa aliança, pois Ele estabeleceu uma aliança com os homens e todos os seres viventes prometendo não mais destruir a Terra com dilúvio e colocou um sinal no céu como símbolo de sua promessa e garantia de que seria fiel ao que foi prometido.
O caderno Mundo Estranho da Revista Super Interessante explica que o arco-íris surge quando o Sol ilumina a umidade suspensa no ar, após uma chuvarada, por exemplo. Quando um raio bate na borda de uma gotinha de água ou de vapor, a luz branca do Sol é desviada e se decompõe nas sete cores que compõem seu espectro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. É o mesmo efeito do prisma, que aprendemos na escola.
A Bíblia por diversas vezes, narra fenômenos naturais que estão relacionados a questões espirituais, ou seja, a ação de Deus, a sua existência e governo sobre todas as coisas e portanto, sobre o mundo dos homens, que por vezes, acreditamos ser algo distinto da existência de Deus.
Refletir sobre isto, nos leva ao entendimento de que não existe esta separação entre as coisas físicas e as coisas espirituais, uma vez que tudo que é visível provém do ser invisível e espiritual que as criou.
Se tudo que existe, existe por meio dele, como podemos crer que há separação entre vida espiritual e vida física? Entre o material e o intangível?

Vemos no Éden que quando o homem pecou, a Terra foi amaldiçoada por seu pecado, passando a produzir cardos e abrolhos (Gênesis 3:18-19), nos revelando que uma ação no universo espiritual afetou a realidade natural e física dos homens, dos seres vivos e de toda a Terra.
Mais a frente, a Bíblia nos revela, que ao observar os homens, após serem expulso do Éden e identificar o pecado em seus comportamentos, Deus declara que o Seu Espírito não agiria para sempre neles e portanto, seus dias seriam reduzidos. Os homens que antes viviam centenas de anos, agora por determinação de Deus não viveriam mais do que 120 anos (Gênesis 6:3), novamente o espiritual afetando o natural.
Podemos avaliar também o dilúvio, a grande chuva que inundou a Terra e destruiu todos os seres viventes - exceto os que estavam na arca, aconteceu porque Deus viu que a maldade do homem havia se multiplicado, que seu comportamento era mal e então decidiu destruí-lo e usou elementos naturais para combater comportamentos que provinham de fontes espirituais (Gênesis 6:5-7).
Após o dilúvio, a alimentação do homem que antes era baseada em vegetais, passa a ser carnívora e Deus declara que por este motivo colocará medo nos animais, que se tornaram presa e passaram a fugir do homem (Gênesis 9:2-4), e eis aqui novamente, questões espirituais afetando o funcionando do reino animal.
Ao longo de toda a narrativa bíblica vemos vida espiritual afetando a vida física e vice-versa, temos relatos do povo orando por chuva, de Deus abrindo o mar, mudando a natureza de rios que tinham águas amargas e passaram a ser doces, sinais enviados por meio de nuvens, fogo e brisa. Animais que passavam a falar, pessoas que eram curadas de suas doenças, deformações físicas e até mesmo ressuscitadas. Tudo isto nos revela o domínio de Deus sobre vida, morte e sobre as leis que regem o Universo.
A medida em que avançamos na narrativa bíblica temos mais e mais elementos que atribuem a Deus a Criação da Terra, dos seres vivos e seu governo sobre toda as coisas.
Entendo, portanto, que Deus é conhecedor de todas as leis que regem a natureza e que Ele tem o poder de afetar seu funcionamento.
No entanto, a partir da compreensão de que a Terra foi dada ao homem, mesmo sendo Deus o Criador e mantenedor de toda a existência, sendo ele fiel a sua palavra, deu ao homem autonomia e escolha, de modo que, vemos também na narrativa bíblia o pecado dos homens afetando o plano original de Deus e promovendo dor, morte e destruição sobre a Terra.
Deus, porém, em sua soberania e bondade, esta sempre nos fornecendo recursos de restauração e buscando nos devolver a vida abundante que planejou para nós. Foi justamente este, o motivo da encarnação de Cristo, que o fez semelhante aos homens, habitando e caminhando entre nós para nos falar sobre a verdade, para se tornar o caminho que nos leva de volta a Deus e assim manifestar vida em nós.
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. _ João 14:6
Eu realmente acredito, que é plano de Deus estar próximo de nós, que Ele deseja assim como fazia no jardim do Éden caminhar entre nós, falar conosco e nos ouvir em uma conversa próxima e intima, onde podemos conhecê-lo e sermos conhecidos por Ele.
Se somos obra de suas mãos, se vivemos por meio do seu espírito que produz vida em nós, se somos sua imagem e semelhança, como podemos vê-lo como distante, inatingível e aquém de nossa realidade?
A Bíblia ensina, que na verdade, não são nas igrejas, nos templos ou em qualquer obra humana que Deus habita, mas que por meio do sacrifício de Cristo, o Espírito de Deus passou a habitar dentro de nós. Sim, nós podemos conversar com Deus, podemos senti-lo através do seu Espírito que habita em nós.
Existe uma vida espiritual evidente em toda a natureza, em todos os seres vivos e dentro de nós, que manifesta a existência e o reino Deus, precisamos acessar esta nossa essência e assim nos conectarmos a verdade sobre quem somos, a nossa verdadeira identidade enquanto seres espirituais que somos.
Em sua carta ao Coríntios, o apóstolo Paulo deixou claro que não existe esta divisão que insistimos em criar, pois somos seres trinos, tudo o que fazemos e tudo o que existe seja na dimensão mental, emocional, física ou espiritual, tudo isto se afeta mutuamente.
Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. _ 1 Coríntios 10:31

Deste modo, fomos orientados de que tudo quanto somos e fazemos deve manifestar o Espírito de Deus (frutos do Espírito) e honrá-lo.

Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? _ 1 Coríntios 3:16

Compreendemos, portanto, que por meio do sacrífico de Jesus na cruz, fomos reconciliados com Deus e agora o seu reino é em nós, a divida de pecado que nos afastava de Deus foi paga por Cristo e agora podemos ser templo do Altíssimo e o Reino do Deus Eterno pode se manifestar em nós.
Jesus foi nomeado de Emanuel, que significa Deus Conosco (Mateus 1:23) e é este o propósito de Deus, estar conosco, habitar em nós, guiar nossos pensamentos, nossas emoções e os nossos passos ao longo da vida, nos conduzindo assim de volta para casa, de volta para a cidade santa, onde estaremos novamente diante de sua presença e voltaremos a vê-lo face a face por toda a eternidade.
Diante deste entendimento, torna-se clara a presença de Deus próxima de nós, por meio de Jesus Cristo, o mediador, Aquele que é Deus Entre os Homens - Emanuel.
Portanto, nós não precisamos de outros intercessores, sejam homens ou santos, não precisamos de rituais, nem de nenhum misticismo, pois seu reino já esta em nós por meio do seu filho Jesus e da manifestação do Espírito Santo.

E não há salvação em nenhum outro. porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. _ Atos 4:12
O próprio Jesus afirmou que mediante a nossa decisão de estar em aliança com Ele, estaria conosco TODOS OS DIAS até à consumação do século.

Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. _ Mateus 28:19-20

Não, Deus não esta distante lá no céu.
Ele é Santo, é Eterno, é Soberano, mas é também nosso Criador, nosso Pai, Nosso Deus.
Ele habita no meio de nós, ele ouve quando oramos, ele escuta até mesmo os nossos pensamentos e se importa conosco apesar de sua grandeza.
Que a nossa caminhada nesta Terra, seja construída na presença de Deus, que as nossas manhãs comecem somente após olharmos para Ele e ouvirmos o som de sua voz em nosso Espírito e que nossos dias terminem com gratidão por todas as dádivas que Ele nos dá, o reconhecendo como a origem e o centro de todas as coisas. 


Versículo para memorizar:
Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco). _ Mateus 1:23


Perguntas para reflexão:

- Você tem enxergado a Deus como Emanuel ou tem o tratado como um Deus distante a quem você presta reverencia, mas não cede espaço para participar de sua vida? Como você pode desenvolver uma nova rotina que inclua práticas espirituais que te aproximem de Deus?
- Você tem confiado em Jesus como o único caminho para Deus, como o seu mediador e intercessor ou tem confiado a outras pessoas e entidades a intermediação de sua comunicação com Deus? Quais práticas você pode abandonar afim de tornar Jesus o único caminho para sua relação com Deus?
- Você tem se atentado ao fato de que Deus rege todas as leis da natureza e portanto é soberano sobre a Terra, sobre os seres e é o centro de todas as coisas ou tem se prendido a sua vida material, as obras humanas e se esquecido que nós somos em essência seres espirituais? Como você pode honrar a Deus e reconhecê-lo em todas as coisas?

Oração:

Deus, Nosso Pai.
Eu entendi hoje que Jesus é o Emanuel, o Deus Conosco, que Ele é o caminho que me leva a Ti e que Ele pagou o preço do meu pecado e assim me reconciliou contigo, me dando livre acesso a Tua presença. Eu também entendi que agora o Espírito Santo habita em Mim e que quando eu me conecto ao Senhor, nós nos tornamos um único espírito, portanto, eu posso orar a Ti, posso receber a sua direção em cada instante de minha vida e posso honrá-lo em tudo que sou e faço.
Eu oro para que esta consciência se amplie em mim e para que o Teu Espírito me desperte para caminhar a cada dia mais perto de Ti, para orar diariamente e conversar contigo, te contar meus sonhos, minhas necessidades, te agradecer por tudo o que o Senhor tem me oferecido e para ler mais a Bíblia afim de desenvolver maior conhecimento de quem Tú és e de quem eu sou a partir de ti, ampliando assim o meu relacionamento contigo.
Eu quero caminhar pelo caminho que é Jesus Cristo e assim conhecer a verdade que me conduz a vida eterna.
Perdão Senhor, se minha falta de entendimento ou mesmo a minha incredulidade me manteve distante de Ti, perdão se te enxerguei como um ser aquém da minha realidade e te deixei distante da minha vida.
Perdão Senhor se busquei respostas em outras fontes, ou se elegi homens ou qualquer outra coisa para mediar a minha relação contigo.
Eu quero hoje ser cheia do Teu Espírito Santo e seguir todos os meus dias caminhando contigo, habitando em Tua presença, sendo morada do Teu Reino e te reconhecendo como meu único e suficiente salvador.
Em nome de Jesus. Amém!


Declaração de fé: Todo o Universo é obra da criação de Deus, eu sou sua filha e o seu Espírito Santo habita em mim por meio de Jesus Cristo meu único e suficiente salvador.

Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *