Categorias

Últimos posts



Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo topo chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra. _ Gênesis 11:4

A Bíblia apresenta a história dos descendentes de Noé e seu desejo de construir uma cidade e um nome notável sobre a terra, narrando que com tijolos de barro e argamassa iniciaram a construção de uma torre muito alta que tinha por objetivo tocar o céu, a chamada Torre de Babel.
Historiadores e Arqueólogos como Rodrigo Silva, apontam evidências da existência desta torre, avaliando contextos históricos, documentos antigos e outras descobertas arqueológicas.
O fato é que a Torre de Babel não foi o primeiro, nem último grande feito dos homens em busca de glória, esta história começou no céu, quando Lúcifer tomado por uma ambição vaidosa desejou ser tão grande quanto Deus:

Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. _ Isaías 14:13-14

Foi assim também com Eva, ela caminhava pelo jardim quando foi seduzida pela serpente, que a apresentou a possibilidade de que ela obtivesse um conhecimento que a tornaria semelhante a Deus:

Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao seu marido, e ele comeu. _ Gênesis 3:5-6

A serpente plantou a escassez na mente de Eva, então o sentimento de falta e o desejo de grandeza nasceu dentro dela afetando o seu comportamento e foi assim que Eva esqueceu-se da orientação de Deus. A consequência disto tudo já sabemos, a serpente - Lúcifer, o grande dragão, foi condenado a destruição, expulso do céu junto com uma legião de anjos que o seguiam, e Adão e Eva foram expulsos do jardim do Éden e conhecerem a morte, o roubo e a destruição.
Na narrativa da Torre de Babel vemos novamente o homem tendo seus pensamentos tomados pela vaidade, também nomeada pela igreja católica nos sete pecados capitais como SOBERBA.
O dicionário Aulete Digital defini VAIDADE como valorização exagerada dos próprios atributos, presunção, imodéstia, preocupação com a própria aparência por desejo de ser admirado, qualidade ou condição do que é vão, fútil, ilusório, vanglória e ostentação.
Me parece muito apropriada na descrição do significado de vaidade o uso da palavra "ilusório', a vaidade é uma ilusão satisfeita com coisas "fúteis" tais como poder, beleza, riqueza, inteligência ou seja qual for o recurso utilizado para que se obtenha destaque afim de tornar-se superior aos demais.
Jesus, o modelo de filho do homem, nos mostrou o caminho inverso, ele disse que o menor seria o maior, ele humilhou a si mesmo abrindo mão de sua glória e de toda a sua autoridade para servir ao homem e livrá-los de suas prisões. No entanto, em todo o Universo, nos céus e na terra, não existe nenhum outro nome mais exaltado do que o Dele, nenhum outro recebeu tamanha autoridade e reinado eterno.

Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. _ Filipenses 2:5-11

Eu creio que é desejo de Deus colocar-nos em posição em honra, é desejo de Deus nos abençoar, nos conceder abundância em todos os aspectos da vida, no entanto, para que estejamos prontos para receber as bênçãos de Deus, precisamos ter um coração humilde. Jesus foi honrado porque seu coração estava livre da soberba, porque não havia pecado em seu coração.
Já Lúcifer, estava rodeado de glória e foi condenado a destruição, porque o seu coração era vaidoso.
Assim como aconteceu a este anjo caído, a vaidade cega o homem, porque desvia seu olhar da abundância, de tudo que realmente importa e gera um profundo sentimento de falta, que o leva a buscar preencher-se com coisas equivocadas. Veja, Adão e Eva estavam no paraíso, um jardim repleto de abundância, toda a criação havia sido entregue a eles como alimento e eles dominavam sobre todos os animais, mas, quando a vaidade entrou no coração deles, tudo aquilo já não era o bastante, então, eles ambicionaram ser igual ao Deus Altíssimo.
Sem dúvidas, a vaidade é resultado da pulsão de morte dentro de nós e é preciso estarmos atentos sobre o real sentido da vaidade. É bastante comum associarmos vaidade a preocupação desmedida com a aparência física, no entanto, é muito mais profundo do que isto, a vaidade é na verdade um sentimento de ingratidão pelo que temos, um desejo por mais, seja em qual área for, um desejo por mérito, por superioridade. Ousaria afirmar que a vaidade é maligna porque é focada no EU, é um desvincular-se do todo, para tornar-se superior, para estar em destaque e receber devoção.
Jesus no entanto, afirma que nós devemos ser um, assim como Ele e o Pai são um. O reino de Deus, é o reino do nós, o reino da igualdade e da humildade!

Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. _ João 17:21
Deste modo, é possível ser vaidoso mesmo tendo aberto mão de todo cuidado estético, alias, nós não apenas fazemos coisas por vaidade, as vezes o ato de deixar de fazer também é vaidade, é um recurso que usamos para NOS SENTIRMOS MAIS, seja mais santo, mais correto, mais humilde. Perceba, que vai além do que fazemos e esta muito mais relacionado a intenção do nosso coração.
Jesus recriminava os mestres da lei, porque embora eles meditassem nas escrituras e as cumprisse, eles faziam isto por vaidade e não por amor e por temor, a prova disto é que quando o próprio Deus manifesto em carne estava diante deles, não foram capazes de reconhecê-lo. Jesus então os chamou de hipócritas!

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança!
Fariseu cego, limpa primeiro o interior do copo, para que também o seu exterior fique limpo!
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia!
Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniquidade. _ Mateus 23:25-28
Jesus sem dúvida, abominava a vaidade. Ele pregava uma mudança de mentalidade, uma transformação que se dava por meio de um novo nascimento.
Jesus dependia de Deus, em tudo quanto fazia Ele buscava a orientação e cumprir a vontade de Deus, ao se entregar como um cordeiro Ele orou para que este sofrimento fosse afastado Dele, no entanto, entregou-se ao afirmar: Todavia, seja feita a Tua vontade e não a minha! (Lucas 22:42).
Um coração vaidoso não é capaz de se entregar porque esta guiado pelo engano da autossuficiência. A verdadeira humildade consiste em entregar-se a Deus, em reconhecê-lo como soberano e submeter-se a sua autoridade, confiando em seu amor e bondade.
Certa vez, o apóstolo Paulo pediu a Jesus que o livra-se de uma situação, mas Jesus afirmou que a graça de Deus era suficiente para ele:

Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. _ 2 Coríntios 12:9

Independência. Busca de autoridade e superioridade é vaidade!
Dependa de Deus e o reconheça como Senhor de sua vida, compreendendo que Ele é o grande e nós somos pequenos, Ele é o Pai e nós somos os filhos!


Versículo chave:
Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado. _ Lucas 14:11


Perguntas para reflexão:
- Quais tem sido os meios pelos quais você tem buscado destaque? Como você pode mudar este comportamento a partir de hoje?
- Você tem confiado em Deus com todas as suas forças? Como você poderia entregar-se a Deus de forma mais profunda? 
- Será que suas práticas espirituais tem sido um ato de verdadeira devoção, ou apenas um recurso para adquirir méritos? Como você pode exercitar sua dependência da graça de Deus por meio da obra de Cristo?


Oração:
Deus, Nosso Pai.
Hoje eu entendi que tenho sido vaidosa, que tenho buscado caminhar em minha própria força e confiado em meu conhecimento. Eu me arrependo por não reconhecer a sua soberania e me entrego totalmente a Ti para que o Teu Santo Espírito tenha liberdade para agir em minha vida.
Me ensina Senhor os Teus caminhos e a coloca em meu coração o desejo de fazer a Tua vontade.
Eu agradeço pela Tua presença em minha vida, por que o Senhor me ama, cuida de mim e supre todas as minhas necessidades.
Livra o meu coração da soberba, de confiar em meus méritos e ajuda-me a lembrar que todas as coisas provém de ti.
Eu reconheço que Jesus Cristo é o único caminho, verdade e vida e que somente por meio Dele posso alcançar a salvação.
Assim como orou o salmista, uma coisa peço ao Senhor e a buscarei, que eu possa viver todos os dias da minha vida em Tua presença.
Em nome de Jesus. Amém!


Declaração de fé: Jesus é o centro da minha vida. Deus é meu Pai e eu sou sua filha!



Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *