Categorias

Últimos posts



E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?
Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus.
Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe.
E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade.
Ouvindo-o Jesus, disse-lhe: Uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-me
.
Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico.
_ Lucas 18:18-23

Esta passagem bíblica do jovem rico é bastante conhecida e abordada em sermões de diferentes maneiras, e apesar de já tê-la ouvido muitas vezes, nos últimos dias voltou a minha memória e me tocou de forma diferente. A frase "Uma coisa ainda te falta" ficou ressoando na minha mente.Veja, estava diante de Jesus, um príncipe, um homem rico, honrado, que temia a Deus e seguia todos os mandamentos. Lendo esta história, tenho a sensação de que aquele príncipe na verdade, tinha a expectativa de que Jesus o diria, de fato, você já é um herdeiro da vida eterna. No entanto, Jesus diz "Uma coisa ainda te falta" e continua orientando ao príncipe para vender seus bens, doar aos pobres e segui-lo e a história narra que o príncipe ficou muito triste.
Como Jesus foi assertivo em sua resposta, Ele pediu ao príncipe, a única coisa que ele de fato não havia dado a Deus, isto porque, conduzido pelo Espírito Santo que sonda os corações e as intenções, que conhece as palavras que ainda não saíram da nossa boca, Jesus sabia a verdade sobre o príncipe.
Jesus sabe a verdade sobre nós, Ele sabe a verdade que nós ainda não conhecemos a nosso próprio respeito, ou que talvez, conhecemos, mas negamos.
Talvez aquele príncipe acreditasse estar pronto, talvez ele se gabasse de seus méritos, afinal, sendo um príncipe, certamente vinha de uma boa linhagem familiar, tinha autoridade, riquezas, possivelmente beleza resultante de uma vida agradável, conhecia e praticava os mandamentos, imagino que ele se julgava uma boa pessoa, digno do reino de Deus. Mas, Jesus sabia que uma coisa ainda o faltava...
Faltava ao príncipe abrir mão do seu poder, de sua autoridade e entregar-se de fato nas mãos do mestre, segui-lo e depender exclusivamente Dele, sem posses ou títulos para se apoiar, apenas Jesus.
Jesus viu que o príncipe confiava em sua força, que tinha prazer em sua riqueza e nela estava seu coração. Mas o príncipe, se iludia, afirmando que observava toda a lei de Deus desde a sua infância.
Algo semelhante também aconteceu com o apóstolo Pedro, Ele disse a Jesus que se necessário morreria com Ele, e Jesus respondeu a ele que ainda naquela noite, Pedro o negaria três vezes (Mateus 26:33-35) e foi o que aconteceu, quando o galo cantou Jesus olhou nos olhos de Pedro e ele se envergonhou.
O príncipe achava que era bom, Pedro achava que estava pronto, mas como disse Jesus, bom mesmo é Deus, nós, somos pecadores, temos fraquezas que por vezes não enxergamos, mas o Espírito Santo as conhece, ele vê a verdade além das nossas fantasias, das máscaras de bondade e de retidão que usamos para encobrir nossas sombras.
Certa vez Jesus comparou os fariseus a sepulcros caiados, aqueles que por fora estão arrumados, pintados com cal e tem boa aparência, mas que na verdade, por dentro tem morte e sujeira.
Fariseu cego, limpa primeiro o interior do copo, para que também o seu exterior fique limpo! Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! _ Mateus 23:26-27
Jesus estava chamando os fariseus a realidade, revelando que Ele podia ver como eles eram sem suas máscaras de santidade e retidão, sem a boa aparência de suas práticas religiosas, Jesus conhecia a intenção do coração, sabia de suas paixões e prisões emocionais. E Ele alertava, "limpai o interior" para que então o "exterior seja limpo". Ou seja, sejam transformados de fato e não apenas pareçam ser.
A questão é que assim como o príncipe, como Pedro, como os fariseus... nós não estamos enganando apenas aos demais, nós seguimos mentindo para nós mesmos sobre toda a imundice que existe em nosso interior e nos escondemos atrás de nossos títulos, riquezas, boas ações e religião.
Mas, hoje, a mensagem de Jesus para nós é "Uma coisa ainda te falta", ainda tem algo dentro de você que precisa ser limpo, existe algo do que você precisa abrir mão para herdar a vida eterna, é necessário não apenas trocar as vestes, mas nascer de novo da água e do Espírito de Deus.
A ilusão de que somos bons, de que somos corretos, de que temos muitos méritos, nos afasta da graça de Deus e nos impede de alcançar a verdadeira transformação que Deus deseja operar em nossa vida.
De fato, Jesus afirmou, que é possível viver uma vida religiosa, fazer sinais e prodígios em seu nome e ainda assim não herdar a vida eterna, porque a vida eterna é uma dádiva para aqueles que receberam Jesus e se permitiram nascer de novo, serem transformados pelo Espírito Santo, viverem o processo da santificação.
Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?
Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.
_ Mateus 7:22-23
Jesus se apresentou como a verdade, e afirmou que a verdade nos liberta dos enganos que nos conduzem a morte. A ilusão é uma das maiores armas que o inferno tem usado contra nós... estas mentiras que contamos a nós mesmos sobre quem somos, sobre as intenções dos nossos corações.
Jesus nos chama ao arrependimento, a negação da nossa natureza pecaminosa, Ele nos chama a uma mudança verdadeira e para isto, precisamos admitir a verdade sobre quem somos, para então permitir que o Espírito Santo de Deus opere o processo de santificação em nós, que nos conduzirá a vida eterna.
Certa vez, Jesus orientou os seus discípulos para que não fizessem as coisas para aparentar o bem, que não buscassem serem vistos pelos homens. Em outras palavras Jesus nos ensinou a não viver de ilusões, de mentiras, de aparência e hipocrisia.
Mas tu, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
_ Mateus 6:5-6

A ilusão, é uma hipocrisia que consiste em pecado contra nós mesmos, uma vez que nos prende ao engano e ao erro, contra o nosso próximo, uma vez que mentimos para ele e principalmente contra Deus, que é santo.
Quando observo a narrativa da vida de Jesus Cristo, percebo que Ele foi tentando em todas as áreas que um homem pode ser tentado, Ele foi caluniado, traído, sendo Rei viveu de forma simples, foi violentado, foi zombado e humilhado, mas Ele nunca sucumbiu ao orgulho, ao ódio, a vaidade ou a nenhum outro comportamento egoico, porque Jesus verdadeiramente era santo, não havia ilusão, não existia hipocrisia na conduta de Cristo. Sua fala expressava quem Ele realmente era e seus comportamentos validavam isto.
Quando exposto a provação Jesus não pecou, porque Ele estava pronto, seu interior era limpo.
E quanto a nós, qual é a verdade sobre o nosso interior? Será que somos capazes de nos mantermos religiosos, íntegros e bondosos nos dias da adversidade, quando as situações não forem favoráveis?
Será que mesmo com as condições propicias para o erro, seremos capazes de escolher a vontade de Deus?
No livro de Deuteronômio capítulo 30, existe uma promessa de Deus, esta escrito que se o povo de Deus se voltar para Ele de todo o coração e de toda a alma e se der ouvidos as ordenanças de Deus, então, Deus, mudará a sorte do povo, dará bênçãos, honra e abundância. 

O Senhor, teu Deus, circuncidará o teu coração e o coração de tua descendência, para amares o Senhor, teu Deus, de todo o coração e de toda a tua alma, para que vivas. _ Deuteronômio 30:6

A circuncisão era um corte no órgão genital masculino que simbolizava a aliança do povo judeu com Deus. No entanto, em Deuteronômio, o Senhor esta mostrando ao povo que não são os símbolos o que realmente importa, mas o que eles representam. Deus queria para si, um povo que fizesse uma aliança de coração e alma, Ele queria um coração circuncidado, um coração marcado por Deus, um pacto eterno que não poderia ser desfeito. Limpeza interior!
Deus deseja um relacionamento verdadeiro conosco, em que sua verdade e seu amor traga luz sobre as nossas trevas e nos transforme, nos limpe, nos conduza a caminhos de santidade.

Versículo para memorizar:

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno. _ Salmos 139:23-24

Perguntas para reflexão:
- Qual é a verdade sobre os seus pensamentos, sentimentos e comportamentos? Qual é esta coisa que ainda te falta mudar, abrir mão para ser de fato uma pessoa segundo o coração de Deus?
- Qual é a verdadeira intenção da suas práticas religiosas, dos seus atos de bondade e de toda a sua aparência do bem?
- Aonde esta o seu coração? Em que poder você se apoia? Em quais méritos pessoais você ainda acredita? 
- Quais as mentiras que você tem contado a si mesmo?

Oração: 
Deus, nosso Pai!
Eu oro para que o Senhor através do Seu Espírito Santo me revele quem eu realmente sou, me ajude a enxergar a verdade sobre as intenções do meu coração e sobre o meu comportamento.
E a medida em que estas verdades me forem reveladas, me conduza através de sua palavra e de sua presença de modo que eu seja transformado e santificado por Ti.
Hoje eu escolho te entregar o controle da minha vida para que o Senhor me transforme, limpe o meu interior e me dê um coração segundo o teu coração.
Que as palavras que saírem da minha boca sejam verdadeiras e que meus atos reflitam a purificação que o senhor produz em meu caráter dia após dia até a eternidade.
Sonda-me, ó Deus, conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno!
Em nome de Jesus. Amém!

Declaração de fé
Eu estou em processo de santificação, o Espírito Santo de Deus age em meu interior e o sangue de Jesus me purifica de todo o pecado!



Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *