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O LinkedIn é justamente uma rede social voltada para conexões profissionais, que oferece a possibilidade de ampliação da rede de contatos, busca de emprego, busca de candidatos, divulgação do seu negócio e conteúdos.


Para falar mais sobre esta ferramenta, sua importância e boas práticas de uso, convidei novamente meu amigo Raphael Araújo.

Raphael é especialista na área de recrutamento, tendo atuado também como business partner e RH generalista. 

É bacharel em Administração de Recursos Humanos com MBA em Gestão de Pessoas.

Acumula 14 anos de experiência em grandes multinacionais no segmento de comércio exterior e energia, tendo atuado também em empresas de consultoria com recrutamentos de alto volume.



VA: O que é o LinkedIn e qual a sua finalidade na vida profissional?

RAPHAEL ARAUJO: O LinkedIn é uma rede social na qual é possível criar perfis de maneira semelhante às outras existentes, como Facebook, Instagram e Twitter. Porém, seu diferencial é sua inserção no universo empresarial e, por isso, o foco no perfil profissional de cada usuário.

Nela, é possível criar uma espécie de currículo virtual, informando nível de escolaridade, trabalhos anteriores, habilidades desenvolvidas e, até mesmo, incluir alguns projetos e certificados acumulados durante a carreira.

Seu objetivo é, então, conectar não apenas profissionais e empresas, como também conectar profissionais a outros profissionais. No LinkedIn, é possível encontrar (ou anunciar) vagas de emprego, além de adicionar novas “conexões”, possibilitando que o usuário acompanhe publicações daqueles com os quais possui afinidade. Tudo isso a nível global, já que, por meio dessa rede, tem-se acesso à pessoas e organizações de todo o mundo.


VA: Qual a forma adequada de indicar a busca por emprego no LinkedIn?

RAPHAEL ARAUJO: O ideal é o usuário sempre informar no seu título profissional qual a sua área de atuação, formação ou até mesmo a posição de interesse e nunca apenas informações como Desempregado, Em busca de recolocação ou Em transição de carreira. Caso tenha interesse em mudar de função, o ideal seria além da sua atual posição profissional, mencionar a futura área ou função de interesse.

Existe um campo específico no LinkedIn que você pode configurar indicando que você esta em busca de recolocação e definir neste campo se deseja que esta informação esteja aberta apenas para recrutadores ou para todos.

Além disto, recentemente, no dia 24/06/2020, o LinkedIn liberou uma nova ferramenta que mostra um círculo na cor verde com a hashtag #opentowork para sinalizar para quem acessar o perfil, que aquela pessoa se encontra em busca de recolocação profissional. 

Como a ferramenta é recente, nem todos os usuários possuem acesso a este recurso no momento, uma vez que o Linkedin está liberando aos poucos, de qualquer maneira é mais um recurso válido e de utilização gratuita.


VA: Quais são as áreas foco dos recrutadores ao avaliarem um perfil?

RAPHAEL ARAUJO: Como especialista em recrutamento posso afirmar que as áreas foco são as que visualmente temos acesso imediato quando entramos em um perfil. Que são: imagem de capa, foto de perfil, título profissional e resumo profissional.

As demais serão avaliadas na sequência, no entanto, estas áreas foco podem determinar se o recrutador continuará ou não navegando pelo seu perfil.


VA: Quais são as dicas para escolha da capa e foto do perfil?

RAPHAEL ARAUJO: Uma pesquisa feita pela própria rede social, mostrou que apenas um quarto dos brasileiros (27%) consideram importante atualizar a imagem no perfil.

A verdade é que pode parecer algo sem importância, mas, a foto diz muito sobre o usuário do LinkedIn.

Mas, cuidado: não atualize apenas por atualizar. É preciso saber escolher uma boa foto, tendo sempre em mente a impressão que se quer causar. Então, nada de imagens em festas, casamento ou com roupa de piscina.

O foco é em você como profissional, portanto, prefira fotos com fundo neutro, boa iluminação, boa qualidade de imagem e vista-se adequadamente conforme a imagem que deseja transmitir.

Para a capa (background), a dica é buscar uma imagem que seja compatível com sua profissão. Ex: Se for um fotografo pode fazer uso de imagens de câmeras e lentes, para um contador pode utilizar imagens de gráficos financeiros, moedas, entre outros.


VA: Como montar o resumo profissional?

RAPHAEL ARAUJO: Escreva em primeira pessoa, considerando as informações mais relevantes sobre sua trajetória, áreas de atuação, alguns projetos ou entregas de sucesso que valem a pena destacar, assim como cargo atual. 

Deixe o resto — duração, funções, atividades — para a parte de “Experiência”.


VA: As recomendações são mesmo relevantes? 

RAPHAEL ARAUJO: Muito! É a reputação de um outro profissional colocada a prova no perfil do seu atual ou ex-colega de trabalho para falar sobre as entregas, trabalho e as vezes até comportamento dessa pessoa. Traz validação para tudo aquilo que está sendo compartilhado no perfil, desde o título profissional, resumo até as experiências anteriores na visão de uma outra pessoa.


VA: O LinkedIn serve para qualquer profissional?

RAPHAEL ARAUJO: Qualquer profissional e em qualquer etapa da sua vida profissional. Seja uma pessoa prestes a sair da faculdade, um profissional júnior a executivo, dono do seu próprio negócio ou aquele próximo de se aposentar que pensa em empreender, por exemplo.


VA: Vale a pena usar a versão paga do LinkedIn?

RAPHAEL ARAUJO: Depende do seu objetivo na rede. Se você busca por recolocação profissional a versão paga te trará algumas vantagens como a análise dos seus concorrentes a mesma vaga, possibilidade de fazer treinamentos online, além de créditos inmail para enviar mensagens para pessoas que não fazem parte da sua rede de contatos ainda.


VA: Como escolher com quem se conectar no LinkedIn?

RAPHAEL ARAUJO: Mais uma vez depende...rs. Depende do seu objetivo. Você pode adotar uma postura de só aceitar e buscar conexão com pessoas da mesma área de atuação que a sua, afim de trocar experiências e manter-se atualizado. Ou pode, optar por se conectar a recrutadores para manter-se informado sobre as vagas. Pode também se conectar a pessoas já presente em seu networking profissional ou até mesmo se conectar a possíveis clientes, caso seja um empreendedor.

O seu objetivo define a estratégia de conexão. No entanto, por ser uma rede social profissional, o ideal é também transitar em outros perfis para que seja visto e reconhecido por outros profissionais, empresas, colegas, etc.


VA: Como ter um perfil campeão?

RAPHAEL ARAUJO: É muito simples. Basta preencher o seu todos os campos do seu perfil e o LinkedIn o reconhecerá como um perfil completo, atribuindo a ele o selo de perfil campeão. 


VA: O LinkedIn pode ser usado por empreendedores? Quais são as principais dicas?

RAPHAEL ARAUJO: Com a expansão do mercado digital, é natural que o consumidor mude seus hábitos de compra e a forma de procurar serviços. E por ser um ambiente mais profissional, o LinkedIn acaba sendo também uma das fontes na busca de referências. E claro, há diversas formas para um empreendedor deixar o perfil mais atraente para os antigos e novos clientes.

Algumas dicas principais seriam:

  1. Conecte-se e interaja com seus novos contatos: Criar uma rede diversificada pode ser interessante, mas se aproximar de seus contatos é o diferencial;
  2. Apresente-se ao mundo e mostre suas intenções: Deixe claro em seu perfil quais serviços são prestados pela sua empresa, ou por você mesmo, ainda que de forma autônoma;
  3. Compartilhe o sucesso do seu trabalho: Pessoas conectam-se com pessoas e se identificam com cases e histórias de êxito. Seu produto ou serviço fez a diferença na vida de algum cliente? Você conseguiu um destaque na mídia com sua atuação? Divulgue isso imediatamente.


VA: Para quem quiser saber mais sobre o assunto e ter suporte para compor um linkedIn campeão, quais são os serviços que você oferece nesta área e como as pessoas podem ter acesso?

RAPHAEL ARAUJO: Como um profissional com mais de 8 anos de experiência na área de Recursos Humanos e 14 anos como profissional em grandes multinacionais de Energia e consultorias de RH, o trabalho que realizo junto aos meus clientes potencializa e muito suas chances de recolocação profissional.

De forma individual e personalizada é possível trabalhar o autoconhecimento que é a base de todo o processo de evolução e motivação para uma recolocação profissional de sucesso, além da formatação do currículo, perfil LinkedIn, ensaio de entrevista e muito mais.

Fico muito feliz com o sucesso de meus clientes recolocados profissionalmente ou que tenham optado por migrar para novos empregadores e que hoje fazem parte do quadro de funcionários de grandes empresas como Trident Energy, Shell, Equinor, KPMG e até empresas fora do país como na Noruega e Abu Dhabi. 

Caso queira saber mais sobre os meus serviços, faça contato pelo meu perfil no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/raphaelaraujorh/


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