Categorias

Últimos posts



Despertando Noé do seu vinho, soube o que lhe fizera o filho mais moço e disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos seus irmãos.
E ajuntou: Bendito seja o Senhor, Deus de Sem; e Canaã lhe seja servo.
Engrandeça Deus a Jafé, e habite ele nas tendas de Sem; e Canaã lhe seja servo.
_ Gênesis 9:20-27


Quando Noé despertou da embriaguez, irou-se contra o seu filho mais novo e o amaldiçoou por ter olhado para sua nudez e levado para fora da tenda a notícia de sua embriaguez. Noé profetiza que os filhos mais velhos serão engradecidos e Canaã será servo deles.
O Pai sentindo-se ofendido e desonrado amaldiçoa o filho e o condena a servidão, a ser alguém menor, a viver em desonra.
Nesta passagem temos uma clara compreensão de um comportamento vingativo, o Pai se sente desonrado, humilhado e então, ele condena seu filho a viver desonrado e humilhado.
O dicionário Aulete Digital define VINGANÇA como ação de prejudicar uma pessoa como reparação a dano causado por ela; represália, castigo, pena ou punição.
A vingança é a forma como o nosso ego resolve as nossas mágoas, é o mecanismo de justiça que nasce da pulsão de morte em nós. A Bíblia, porém, ensina outra forma de lidar com as ofensas que recebemos em nossos relacionamentos, orientando Se o seu irmão pecar contra você, vá e repreenda-o em particular. Se ele ouvir, você ganhou o seu irmão. (Mateus 18:15).
A orientação é clara, diante de uma situação de conflito, deve haver diálogo, o ofendido deve expor como se sente, deve dar ao outro a chance de reparação, deve ouvi-lo.
Quando agimos pelo Espírito, o conflito resulta em diálogo e reparação, no entanto, quando agimos pelo ego, o conflito resulta em vingança e maldição.
Nós temos esta tendência a "pagar com a mesma moeda" e assim fortalecemos e ampliamos o mal, criando ciclos infinitos de sofrimento e dor. 
É preciso compreender que o ego produz frutos da carne e a carne nos conduz a abismos, a dissolução e sofrimento. O Salmista afirmou que Um abismo chama outro abismo, ao fragor das tuas catadupas; (Salmo 42:7a).
Mágoa, Ira, Vingança, Maldição, são pulsão de morte e portanto só podem produzir morte!
Martin Luther King Jr. foi um pastor batista e ativista político estadunidense que se tornou a figura pública mais proeminente e líder do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos de 1955 a 1968. Foi amplamente conhecido por sua luta em favor dos direitos políticos através da não-violência, inspirado por suas crenças cristã e pelo ativismo não-violento de Mahatima Gandhi. Ele certa vez fez a seguinte afirmação:
A escuridão não pode ser expulsa pela escuridão; apenas a luz pode fazer isso.
O ódio não pode eliminar o ódio; apenas o amor pode fazer isso.
- Martin Luther King 
Mahatima Gandhi, precursor de King, fez uma afirmação semelhante ao dizer Olho por olho e o mundo acabará cego!
Quando Jesus ensinou os seus discípulos Ele apresentou um novo mandamento e este mandamento era o amor, Ele orientou que deveríamos amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. (Mateus 22:37). Como poderia o amor amaldiçoar?
Estou certa de que a relação entre Noé e Canaã não se tornou melhor após esta maldição, também imagino o quanto o peso destas palavras e desta profecia negativa afetaram o sucesso de Canaã, como ele deve ter ficado aquém de tudo que poderia ter sido. Quanta morte caiu sobre Canaã por um desejo de vingança de seu pai.
Em sua carta aos Romanos o apóstolo Paulo ensina uma nova lógica de justiça, que não se baseia mais em vingança, mas em amor. Os apóstolos haviam aprendido com Jesus que para vencer o mal é necessário que se opere como uma força inversamente proporcional a ele e esta força é o amor.
O combate as trevas, não pode se dar pela força das trevas, mas ao contrário, pela força da luz de Deus. Paulo então orienta:
abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis. _ Romanos 12:14.
Teria sido mais sábio que Noé chamasse o seu filho e o repreendesse e orientasse buscando reparação e crescimento, afinal ele era um jovem, ainda imaturo.
Se com um irmão, com um amigo, devemos agir com amor e benevolência buscando reparação, o que se dirá de um membro de nossa família.
Pais, não lancem palavras de maldição sobre seus filhos. Filhos não amaldiçoem seus pais, nem seus amigos, nem seu cônjuge. 
Amar ao outro como a nós mesmos é vê-lo como uma extensão de quem somos, como nossa família, parte do corpo de Cristo ao qual pertencemos. Me diga, você seria capaz de desejar mal a alguma parte do seu corpo? Isto não te parece incoerente?
E porque então insistir em amaldiçoar ao outro em favor de sua honra, pelo orgulho que desperta o desejo de vingança?
O apóstolo Tiago, orienta que devemos domar a nossa língua, pois ela é um mal incontido, cheio de veneno mortal. E aponta como incoerente que de uma mesma boca que bendiz ao Senhor e Pai possa sair maldição contra as pessoas que foram criadas a imagem e semelhança de Deus. (Tiago 3:8-12).
Ele afirma De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, isso não deveria ser assim. Por acaso pode a fonte jorrar do mesmo lugar água doce e água amarga?
E não é apenas a nossa língua que usamos para a vingança ao amaldiçoar ou difamar alguém, nós também geramos maldição ao criar situações de tropeço, ao forjar ciladas, ao desejar o mal em nosso coração.
No livro de Números existe o registro de uma benção que Deus orientou Moisés a declarar a Arão e a seus filhos, que diz: O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz. (Números 6:22-27).
Uma excelente referência de palavras de bênção ensinadas pelo próprio Deus.
Que esta mesma bênção esteja sobre a sua vida e sobre a sua família e que a partir de hoje, não saia da sua boca nenhuma palavra vingativa de maldição. Que você interaja com aquele te feriu buscando reparação, que você perdoe e abençoe.
Lembre-se! Quando aquele que te feriu desperta de seu erro, ele e você recebem cura e o ciclo da morte é interrompido, sendo substituído pelo ciclo de vida que é fruto do amor de Deus.
A cada escolha diária temos diante de nós vida e morte, benção e maldição. Escolha a vida, a benção e viva!

Versículo para memorizar:
Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre as suas obras em mansidão de sabedoria, mediante a sua boa conduta. _ Tiago 3:13

Perguntas para reflexão:
- Como você tem reagido diante daqueles que pecam contra você? Você tem sido rancorosa e vingativa ou tem buscado diálogo e reparação?
- Você tem pago o mal com mal ou tem buscando conectar-se ao amor de Deus para resolver os seus conflitos?
- Existe alguém com quem você precisa conversar e dizer como se sente a fim de buscar reparação? Quando você pode ter esta conversa?
- Você tem abençoado seus líderes, seus filhos, seu cônjuge, seus pais, seus amigos, seus colegas de trabalho, irmãos de ministério? Que tal orar por cada um deles pedindo que a mesma benção declarada sobre Arão esteja sobre eles?

Oração:
Deus, Nosso Pai.
Eu hoje compreendi a lógica da Tua justiça, que é baseada no amor e não na vingança e que produz perdão e reparação.
Eu oro para que o Teu Espírito me ensine a amar com qualidade, a perdoar e abençoar aqueles que me ofenderam, sempre buscando reparação.
Eu confesso a Ti que houveram ocasiões em que eu tive comportamentos vingativos e proferi palavras de difamação e de maldição, em algumas ocasiões até armei ciladas contra aqueles em relação os quais eu guardava rancor. 
Eu te peço perdão por abrigar estes sentimentos e por adotar estes comportamentos destrutivos e decido hoje perdoar aos que me ofenderam. Eu escolho amar e abençoar.
Deus que o Senhor abençoe e guarde, faça resplandecer o rosto, tenha misericórdia, levante o seu rosto e dê paz aos líderes do Brasil, aos meus líderes espirituais, aos meus líderes no ambiente de trabalho, aos meus pais, ao meu cônjuge, aos meus filhos, aos meus amigos, colegas de trabalho e ministério. Em nome de Jesus. Amém!

Declaração de fé:
Assim como Jesus me amou, perdoou e abençoou, eu amo, perdoo e abençoou aos meus irmãos!

Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *