Categorias

Últimos posts



Disse Davi: Resta ainda, porventura, alguém da casa de Saul, para que use eu de bondade para com ele, por amor de Jônatas?
(...) Então, Ziba respondeu ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés.
E onde está? Perguntou-lhe o rei. Ziba lhe respondeu: Está na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar.
Então, mandou o rei Davi trazê-lo de Lo-Debar, da casa de Maquir, filho de Amiel.
Vindo Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, a Davi, inclinou-se, prostrando-se com o rosto em terra. Disse-lhe Davi: Mefibosete! Ele disse: Eis aqui teu servo!
Então, lhe disse Davi: Não temas, porque usarei de bondade para contigo, por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu comerás pão sempre à minha mesa.
Então, se inclinou e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?

_ 2 Samuel 9:1-9


Acho esta uma das histórias mais lindas da Bíblia, uma grande lição sobre amizade e fidelidade.
Davi ainda era jovem quando se candidatou para lutar contra o gigante Golias e o venceu.Após sua vitória Davi se apresentou ao rei Saul e acabou se tornando amigo de seu filho Jônatas.
Ao descrever a amizade dos dois a Bíblia narra que Jônatas se ligou a Davi e o amou com à sua própria alma (ao próximo como a ti mesmo) e então eles fizeram uma aliança, conforme podemos ver na passagem abaixo:

Sucedeu que, acabando Davi de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma.
Saul, naquele dia, o tomou e não lhe permitiu que tornasse para casa de seu pai.
Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma.
Despojou-se Jônatas da capa que vestia e a deu a Davi, como também a armadura, inclusive a espada, o arco e o cinto.
_ 1 Samuel 18:1-4

A amizade que se estabeleceu entre Davi e Jônatas era uma aliança, um pacto e Jônatas o honrou oferecendo a ele seus objetos pessoais como simbolo de proteção e honra.
Por sua coragem, ousadia e temor a Deus, Davi foi colocado sobre tropas do exercito de Saul e ele era bem quisto por todos. 
As vitorias e a fama positiva de Davi se espalharam por todas as cidades, e as mulheres cantavam sobre seus feitos, que eram superiores aos feitos do Rei Saul. Então, Saul se enfureceu contra Davi e tentou tirar a sua vida, pois sabia que Deus havia escolhido Davi para assumir o seu reino e que todo o povo desejava isto também.
Jônatas que era amigo de Davi o avisou sobre a intenção do pai para que ele pudesse se esconder e também intercedeu junto ao pai para que não fizesse nenhum mal a ele.
No entanto, o rei estava determinado a matar Davi e quando a perseguição se acentuou, Jônatas entregou a Davi suas armas para assim protegê-lo e ambos reforçaram a aliança de amizade que tinham.

Então, Jônatas deu as suas armas ao rapaz que o acompanhava e disse-lhe: Anda, leve-as à cidade.
Indo-se o rapaz, levantou-se Davi do lado do sul e prostrou-se rosto em terra três vezes; e beijaram-se um ao outro e choraram juntos; Davi, porém, muito mais.
Disse Jônatas a Davi: Vai-te em paz, porquanto juramos ambos em nome do Senhor, dizendo: O Senhor seja para sempre entre mim e ti e entre a minha descendência e a tua.
_ 1 Samuel 20:40-42

No tempo em que Davi sofria a perseguição do Rei Saul, Jônatas foi até ele no deserto para animar o coração dele e para fortalecer a sua confiança em Deus, reforçando o seu compromisso de ajudá-lo.
Aconteceu que Deus disse a Davi em profecia que entregaria Saul em suas mãos, e assim o fez, porém, Davi escolheu não matar a Saul, mas honrá-lo como rei e isto comoveu o coração de Saul e o trouxe arrependimento por intentar contra ele.

Disse Saul a Davi: Mais justo és do que eu; pois tu me recompensaste com bem, e eu te paguei com mal.
Mostraste, hoje, que me fizeste bem; pois o Senhor me havia posto em tuas mãos, e tu me não mataste.
Porque quem há que, encontrando o inimigo, o deixa ir por bom caminho? O Senhor, pois, te pague com bem, pelo que, hoje, me fizeste.
Portanto, jura-me pelo Senhor que não eliminarás a minha descendência, nem desfarás o meu nome da casa de meu pai.
Então, jurou Davi a Saul, e este se foi para sua casa; porém Davi e os seus homens subiram ao lugar seguro.
_ 1 Samuel 24:17-22

O Rei Saul havia perdido a benção de Deus e ele e seu exército foram derrotados na guerra contra os Filisteus, morrendo junto com seu filho Jônatas, o amigo de Davi. E Davi declarou:

Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; tu eras amabilíssimo para comigo!
Excepcional era o teu amor, ultrapassando o amor de mulheres.
_ 2 Samuel 1:26

Tempo depois, Davi foi ungido rei de todas as tribos de Israel e ele foi fiel a Deus, trazendo a arca da aliança (aquela que continha os dez mandamentos escritos em pedra pelo dedo de Deus) para Jerusalém e adorou a Deus com sacrifícios, com dança e música, ao longo de todo o caminho. Depois disto, Davi decidiu construir um templo para Deus e foi orientado pelo profeta, que deveria apenas reunir recursos para que seu filho construísse o templo, e ao orientá-lo sobre isto, Deus fez uma promessa a Davi:

Quando teus dias se cumprirem e descansares com teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que procederá de ti, e estabelecerei o seu reino. Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; se vier a transgredir, castigá-lo-ei com varas de homens e com açoites de filhos de homens. Mas a minha misericórdia se não apartará dele, como a retirei de Saul, a quem tirei de diante de ti. Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre.
_ 2 Samuel 7:12

Davi era amigo de Deus, tinha uma aliança com Ele, e o honrou diante de sua vitória, ao trazer a arca da aliança para Jerusalém, e ao se despir de suas vestes reais para submeter-se a Deus e honrá-lo com danças. 
FIDELIDADE é um dos nove frutos do Espírito de Deus descritos em Gálatas 5, fidelidade faz parte da identidade de Deus, logo, todos aqueles que caminham com Deus, tendo recebido o seu Espírito Santo, devem manifestar este comportamento.

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
_ Gálatas 5:22-23

Em virtude da aliança que tinha com Davi, Deus promete corrigir, ter misericórdia e abençoar o descente (filho) de Davi e afirma que Ele será pai para o filho de Davi.
Davi, que segundo a Bíblia era um homem segundo o coração de Deus, era também um homem fiel a Deus e Deus era fiel a Ele.
Tendo recebido esta promessa de Deus para o seu filho, Davi declarou:

Portanto, grandíssimo és, ó Senhor Deus, porque não há semelhante a ti, e não há outro Deus além de ti, segundo tudo o que nós mesmos temos ouvido. 
_ 2 Samuel 7:22

O relacionamento de Davi com Deus, trabalhou o seu carácter, de modo que Davi sabia amar, ser amigo e ser fiel, tal como nosso Criador o é.
Certo dia, Davi procurou pelos seus servos para saber se ainda existia alguém da família de Jônatas, seu amigo, que houvesse sobrevido, e foi informado de que havia um filho de Jônatas chamado Mefibosete que estava vivo. Davi então, mandou chamá-lo.
Mefibosete veio até o Rei Davi e se prostrou diante Dele, temeroso, mas Davi declarou:

Não temas, porque usarei de bondade para contigo, por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu comerás pão sempre à minha mesa. 
_ 2 Samuel 9:6b
Davi havia aprendido com Deus a ser fiel, a honrar as suas alianças e assim, porque ele amava seu amigo Jônatas, amou também a seu descendente Mefibosete, o honrou e se tornou um pai para ele.
Narra a história que Mefibosete, que era coxo dos dois pés, se auto rotulava como um cão morto e não entendia como Davi poderia se importar com ele.
Mas Davi, o restituiu e o tratou como deveria ser tratado o filho de um príncipe, ordenou aos seus servos, que tudo o que pertencia a Saul fosse entregue a Mefibosete.
Davi também convidou Mefibosete para que comesse sempre a sua mesa, como um dos filhos do rei.
Assim como Deus prometeu ser o pai do filho de Davi por ser fiel a ele, Davi também se tornou o pai do filho de Jônatas por ser fiel ao seu amigo.
É isto que o amor produz em nós, amizade e fidelidade, que resulta em atos de honra.
Porque a palavra do Senhor é reta, e todo o seu proceder é fiel. _ Salmos 33:4
Não existe amizade onde não existe aliança, porque a amizade que aprendemos nas histórias bíblicas é um compromisso de amor para com o outro e para com todos aqueles que o amam.
Precisamos aprender com Deus a sermos bons amigos, pessoas confiáveis, pessoas com quem os outros possam contar nos momentos de sucesso ou nos momentos de perseguição, pessoas que amam e que por amar protegem e honram pois é assim que se comportam aqueles que são filhos da luz, que receberam o Espírito de Deus.
Nossos tempos tem sido marcados por tanta competição e inveja, vemos amigos sendo hipócritas, displicente e prejudicando uns aos outros. Mas, não é este o plano de Deus, fomos criados para vivermos como irmãos, como a grande família de Deus.
Precisamos entregar o nosso coração aqueles que caminham ao nosso lado, torcendo por sua vitória e os abençoando com a nossa fidelidade. Sem aliança, não existe amizade!

Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.
_ Provérbios 17:17
Existe uma história similar a esta na Bíblia, é a história de Rute, que tendo ficado viúva, era amiga de sua sogra e estando velha e em situação de pobreza, a sogra aconselha Rute a seguir o seu caminho, voltar a sua Terra e se casar para que tivesse sustento. 
Rute porém, estava em aliança com ela e declarou a sua fidelidade:
Não me instes que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.
Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.

_ Rute 1:16-17

Que linda declaração, que amizade verdadeira e que mulher confiável era Rute.
Por fim, creio que temos uma última e importante lição nesta história de Davi que acabamos de observar.
Davi também era amigo do Rei Saul e era fiel a ele, de modo que mesmo quando Saul se levantou contra Davi, o traiu, o perseguiu e se tornou seu inimigo, o carácter de Davi não mudou.
Davi por duas vezes teve a oportunidade de matar Saul que o perseguia, porém, o chamou de pai, de Senhor e de Ungido de Deus e se esforçou para trazê-lo a sanidade, se recusando a fazer qualquer mal contra ele.
Mesmo diante da fraqueza do rei Saul, Davi permaneceu fiel a aliança que havia estabelecido com ele.
A fidelidade é algo tão importante para Deus, que ao apresentar a parábola dos talentos Jesus afirma que o servo bom é aquele que foi fiel e que porque ele foi fiel entrará na eternidade.

Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
_ Mateus 25:23

Jesus em certa ocasião declarou que aquele que o ama, guarda os seus mandamentos, ou seja, é fiel ao que Ele ensinou.
Se amamos a Deus, somos um só Espírito com Ele e deste modo, recebemos Dele os frutos do seu Espírito, que nos capacitam a amar o nosso próximo com qualidade.
De modo que, a forma como nos relacionamos com aqueles que nos cercam, diz muito, sobre a presença do Espírito Santo de Deus em nossa vida! 
Amor é oposto ao egoísmo e nos faz abandonar o "eu" em favor do "nós".


Versículo para memorizar:

Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
_ 1 João 4:7


Pergunta para reflexão:

- Você tem sido uma boa amiga? Tem sido uma pessoa fiel em seus relacionamentos?
- Você tem sido uma boa amiga para o seu cônjuge? Tem sido uma boa amiga para seus filhos? Para os seus pais e demais familiares?
- Você tem sido amiga de Deus? Tem guardado os seus mandamentos? Tem mantido um relacionamento com ele?
- O que você enxerga que pode ser feito de forma diferente em seu relacionamento com Deus e com os demais?


Oração:
Deus, Nosso Pai.
Eu entendi hoje que fidelidade é um dos nove frutos do Espírito, manifesto em todos aqueles que são nascidos de Deus e portanto deve ser um atributo dos seus filhos.
Eu oro para que o Senhor me dê um coração fiel, quero ser fiel a Ti, seguir os seus mandamentos e quero ser fiel em meus relacionamentos amando ao meu próximo como a mim mesma.
Me ajuda a ter um carácter constante, de modo que eu não retribua o mal com mal, mas assim como fez o Teu servo Davi, que eu seu seja capaz de agir com retidão mesmo para com aqueles que praticam o mal contra mim.
Eu sou Tua filha e quero parecer contigo, restaura a cada dia mais em mim a Tua imagem que foi distorcida pelo pecado.
Eu oro também para que eu não apenas seja uma boa amiga, como para que o Senhor me dê a graça de conhecer pessoas segundo o Teu coração, que sejam também boas amigas e com as quais eu possa estabelecer aliança de amor diante de Ti.
Me ensina a agir com amizade junto aos meus amigos, aos meus colegas de trabalho e familiares.
Que o Teu Espírito se mova em minha família, que nossos relacionamentos sejam restaurados e haja amizade entre nós.
Em nome de Jesus. Amém!


Declaração de fé:
Eu sou nascida de Deus e o seu amor e fidelidade habitam em mim!

Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *