Categorias

Últimos posts



Depois apareceu-lhe o Senhor nos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, no calor do dia.
E levantou os seus olhos, e olhou, e eis três homens em pé junto a ele. E vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro e inclinou-se à terra, (...)
E disseram-lhe: Onde está Sara, tua mulher? E ele disse: Ei-la aí na tenda.
E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava atrás dele.
E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres. 
Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho?
E disse o Senhor a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Na verdade darei eu à luz ainda, havendo já envelhecido?
Haveria coisa alguma difícil ao Senhor? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho.
_ Gênesis 18:1-14

Existe algo, que nos assombra enquanto seres humanos - o tempo, nós somos suscetíveis ao tempo, porque este é um recurso limitado para nós, em nossa condição de mortais nesta Terra.
O tempo limita e por vezes esgota nossas possibilidades, nos colocando diante das nossa vulnerabilidade.
Curiosamente, a Bíblia nos apresenta diversas histórias em que respostas a necessidades ou cumprimento de promessas demoraram e aconteceram quando já parecia ser impossível.
Quando Jesus é chamado para socorrer seu amigo Lázaro que estava doente, ele supostamente chega atrasado, quando já era tarde demais pois o corpo estava dentro da sepultura há quatro dias. No entanto, foi justamente quando a impossibilidade humana se tornou evidente, que Jesus agiu ressuscitando Lázaro, nos ensinando que o tempo e os caminhos de Deus são diferentes dos nossos, porém, sempre soberanos (João 11).
Em uma outra ocasião, Jairo, um dos principais da sinagoga vai até Jesus pedindo socorro para sua filha que estava enferma, mas antes que Jesus chegasse a sua casa dele, trazem a notícia de que a menina havia morrido. Novamente, Jesus chega em um tempo diferente do esperado, quando os recursos humanos estavam esgotados, e então, opera o seu milagre (Marcos 50).
Como são felizes aqueles que depositam a sua esperança em Deus, aqueles que tem as suas orações atendidas e podem experimentar o sobrenatural.
Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca. 
_ Lamentações 3:5
Abraão havia recebido uma promessa de que teria um filho com sua esposa Sara, e que seria então pai de uma grande nação, mas Sara riu, pois o tempo havia lhe imposto uma impossibilidade. Ela já era avançada em idade e olhando para suas condições físicas, era claro que aquilo era impossível, portanto, aos olhos de Sara era muito tarde para alimentar aquele sonho.
O tempo continuou a avançar e não tendo engravidado, Sara tentou adaptar a promessa, criar uma solução a sua própria maneira, do seu jeito. Ela então, influenciou o seu esposo a deitar-se com sua escrava, afim de que gerassem uma criança para que pudessem chamar de filho e assim nasceu Ismael.
No entanto, não era este o plano de Deus, no tempo determinado por Ele, a promessa se cumpriu e milagrosamente, contrariando suas condições físicas, Sara engravidou e deu a luz a Isaac.
Ocorre que, mesmo diante do cumprimento da promessa, todos os envolvidos, tiveram que lidar com as consequências da interferência feita por Sara. Houveram conflitos e divisões na família, que mais tarde repercutiriam em consequências negativas nas relações entre os descendentes de Abraão. (Gênesis 16).
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. _ Gênesis 16.
Se descuidarmos, podemos, assim como Sara, sucumbir ao tempo e desacreditar de nossos sonhos e das promessas de Deus ao nos depararmos com nossas limitações.
Em sua sabedoria o rei Salomão afirmou que a esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida (Provérbios 13:12).
Sempre que desacreditamos da ação de Deus, nos voltamos para nossa própria força, nos apoiando em nossas estratégias e recursos que parecem nos trazer soluções adequadas. No entanto, a exemplo de Sara, observamos que, por vezes, ao confiarmos em nossa própria força, estamos nos distanciando dos planos de Deus para nossa vida e amargaremos as consequências desta escolha.
Talvez ao ler esta mensagem, você pondere que não recebeu nenhuma promessa e que portanto esta mensagem não se aplica a você, neste caso, preciso te alertar que a Bíblia é o livro das orientações e das promessas de Deus que se aplicam a todos os seus filhos.
Como um livro inspirado pelo Espírito Santo, ele nos traz orientações sobre como devemos proceder em todas as áreas de nossa vida, existem orientações sobre como devemos nos relacionar, sobre como devemos conduzir a nossa vida e sobre como cuidar do nosso corpo. Existem também promessas de bem-aventuranças para todos aqueles que tem prazer nesta lei e zelam para cumpri-la.
O salmista afirma que os homens que tem o seu prazer na lei do Senhor são como árvores plantadas junto a ribeiros de água, que dão fruto no tempo certo, suas folhas não caem e tudo o que fazem prospera (Salmo 1). Portanto, existe sim uma promessa para a sua vida mediante a obediência as leis de Deus.
Ocorre que, por vezes, duvidamos dos ensinos bíblicos, consideramos que foram ultrapassados ao longo do tempo, que não se aplicam a nossa realidade, ou que não estão trazendo resultados da forma e no prazo que imaginávamos. Quando isto acontece, abandonamos a fé e a dependência de Deus e passamos a agir da nossa maneira e assim frustramos o planos de Deus para a nossa vida e sofremos.
Quando os hebreus - povo de Deus, foram libertos da escravidão do Egito, havia um tempo determinado para a sua caminhada até que chegassem a terra que havia sido prometida a eles, uma terra que manava leite e mel, onde haveria liberdade, paz e abundância de provisão. No entanto, ao longo do caminho, a medida em que o tempo passou e que aquele povo foi submetido aos desafios do deserto eles começaram a blasfemar contra Deus reclamando pela falta das coisas que comiam no cativeiro e assim desviaram os seus corações de Deus, duvidaram de sua soberania e construíram um bezerro de ouro para adorar em detrimento da adoração a Deus.
Um povo que havia sido liberto por Deus e testemunhado tantos milagres, não resistiu ao teste do tempo e aos desafios que lhes foram impostos.
A consequência foi que o tempo de permanecia deste povo no deserto foi ampliado e eles não alcançaram a terra prometida até que uma nova geração fosse originada Por não acreditarem, por deixarem de honrar a Deus, se tornaram ingratos e confiando em sua própria força não alcançaram a promessa.
É importante compreendermos que, mesmo ao escolhermos caminhar pelos caminhos que Deus determinou, é possível que as coisas não aconteçam da maneira ou no tempo que imaginávamos. No contexto das circunstâncias, a nossa fé será confrontada e será necessário fazermos uma escolha entre permanecer fiel ao evangelho ou seguir a nossa própria maneira.
Em alguns momentos, a fé não fará sentido, em outros, não enxergaremos evidências de que nossos objetivos se concretizarão e por este motivo, nem sempre entenderemos o porque de determinados mandamentos, orientações proféticas ou "nãos" de Deus. Mas, tenho aprendido, que a fé é uma escolha prática que fazemos em fidelidade ao relacionamento que decidimos ter com Deus e portanto, consiste em entrega incondicional.
Jó é um grande exemplo bíblico de homem fiel a Deus em sua fé, os dias lhe conduziram a perder tudo o que possuía e a experimentar morte, doença e a perda de seus bens e dia após dia ele experimentou tempos de sofrimento. No entanto, mesmo diante de todo o seu importunos ele confiou que Deus o livraria no momento certo e da melhor maneira e então, foi restituído em dobro de tudo aquilo que havia sido perdido (Jó).
Quando ainda estava enfermo e em situação de miséria, Jó afirmou que nenhum dos propósitos de Deus poderiam ser impedidos, e mesmo não havendo evidências de um futuro de sucesso, ele creu na bondade de Deus.
Então respondeu Jó ao Senhor: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus planos pode ser frustrado. _ Jó 42:1-2
A vontade de Deus é sempre perfeita, é boa e é também agradável (Romanos 12:2).
Deus sabe o que é melhor, Ele vê de uma perspectiva perfeita, conhece todas as leis que regem a Terra, os homens e é a fonte de toda a sabedoria e amor. Como declarou o profeta Jeremias os pensamentos de Deus são de paz e não de mal e seu propósito é nos conduzir de modo a suprir as nossas necessidades.
Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor, pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.
_ Jeremias 29:11
Todos nós já fomos submetidos a tempos de espera, todos nós já tivemos sonhos frustrados, promessas que tardaram a chegar. A grande questão é como reagimos diante disto. Será que o nosso coração permaneceu fiel? Será que a nossa conexão com Deus era verdadeira e profunda o bastante para sobreviver ao tempo? Ou será que diante dos desafios nossas fraquezas e nossas falhas de carácter foram evidenciadas e nos afastamos de Deus?
O livro de Daniel conta a história de três homens - Sadraque, Mesaque e Abede-nego que estavam a serviço de Nabucodonosor, vivendo um tempo de submissão a um líder que não temia a Deus e que os imputava costumes e regras que contrariavam suas crenças. Imagino o desafio e o possível cansaço destes homens, fora de seu lugar de origem, sofrendo ameaças e perseguições... mas eles resistiram ao teste do tempo e mesmo sem evidências de solução para aquela situação eles decidiram permanecer fies a sua fé. Conta a história, que isto os levou a serem condenados a morte em uma fornalha ardente,  no entanto, o anjo de Deus entrou na fornalha com eles e eles sobreviveram.
Depois disto, foram colocados em posição de honra diante de todos que puderam constatar a presença e o poder de Deus na vida daqueles homens (Daniel).
A lição final que podemos extrair destas histórias é que mesmo que as situações sejam diferentes do que desejávamos, mesmo que pareça demorar, quando nos sentirmos cansados e os padrões do mundo nos trouxerem caminhos para desviar a rota, maneiras alternativas de agir... o caminho mais assertivo é permanecer fiel a palavra de Deus.
Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. _ João 15:7
Não questione o tempo da espera, faça o que te cabe ser feito, sem contudo fugir das orientações de Deus e deposite Nele a sua esperança, desta forma você estará segura!

Versículo para memorizar:
Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor.
_ Salmos 27:14

Perguntas para reflexão:
- Quais foram as rotas alternativas que você adotou em sua vida para conquistar o seus sonhos e objetivos? Quais foram as consequências destas escolhas? Como você pode hoje retornar ao projeto original de Deus para sua vida?

Oração:
Deus, nosso Pai.
Um dia eu escolhi caminhar ao Teu lado por reconhecer que o Senhor é Soberano.
Porém, quando os desafios da vida surgiram e eu me frustrei, eu conheci a minha fraqueza e duvidei da Tua presença e da Tua lei.
Reconheço como por vezes eu voltei os meus olhos para fora da Tua presença e tentei resolver as coisas da minha maneira.
Eu reconheço que a minha força é fraca, que meus recursos são limitados, que o Senhor é a fonte de toda a sabedoria e escolho hoje abrir mão da minha vontade, porque sei que o meu coração é enganoso.
Eu escolho hoje me render a Tua palavra, aceitando-a como luz para o meu caminho e como lâmpada para os meus pés e deixar que o Teu Espírito Santo fale ao meu espírito me dando discernimento e sabedoria no pensar, no sentir e no agir.
Aceito a Tua autoridade sobre a minha vida e escolho agir conforme a Tua orientação, mesmo quando me custar abrir mão das minhas escolhas, mesmo quando eu não entender completamente.
Trabalha o meu carácter, restaura em mim a sua imagem, dá-me fé, temor a Tua palavra e sabedoria, de modo, que eu possa habitar em tua presença todos os dias da minha vida e em qualquer contexto.
Confio no Teu amor, na Tua vontade e soberania e me rendo a Ti para sempre.
Em nome de Jesus. Amém!

Declaração de fé:
A minha vida pertence a Deus e Ele me conduz a pastos verdejantes por amor do Seu nome!


Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *