Categorias

Últimos posts


Nestes últimos anos, sentimos "na pele" a importância dos cuidados preventivos com a saúde, fomos acometidos por uma pandemia e, aqueles que estavam com o sistema imunológico mais fortalecido, tiveram sua capacidade de resistência e chances de sobrevivência ampliadas. Depois deste desafio mundial, houve um despertar para a importância de que se adote hábitos saudáveis que contemplem uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física. Mas, na hora de abandonar o sedentarismo e desenvolver novos hábitos, podem surgir muitas dúvidas e, a informação adequada fará todo a diferença na conquista de uma boa saúde.


Para falar sobre este tema, convidei para um bate papo, a fundadora da KAZM Saúde Corporativa, que também é personal trainner e especialista em Atividade Física.
Keity de Araújo Zago Marquesini, tem licenciatura plena em Educação Física pela FAM - Faculdade de Americana CREF 089263-G/SP, Pós-Graduação em Ginástica Laboral e Ergonomia pela FMU - Faculdades Metropolitanas e Certificação em Treinamento Funcional, Pilates e Musculação Feminina.
Keity que desde criança sonhava em atuar na área de saúde, pela aptidão em cuidar de pessoas, se apaixonou por educação física, após se envolver em atividades esportivas como voleibol e handbol no colégio e, decidiu seguir carreira na área, o que culminou na fundação da KAZM.

CR: Qual a importância e benefícios da atividade física considerando corpo, mente e emoções?
KM: Muitas pessoas praticam atividade física por motivos estéticos, na busca por um corpo escultural, mas, a verdade é que a beleza é apenas consequência de um corpo saudável e os benefícios da prática regular de exercícios, vão muito além da estética. Quando nos exercitamos, neurotransmissores como seratonina e endorfina são produzidos, assim como hormônios importantes como a neuroadrenalina, por exemplo. A seratonina interfere na regulagem do sono, no humor, memória e regulagem da temperatura do corpo, enquanto a endorfina tem ação analgésica, sendo responsável pela sensação de bem-estar, melhora do estado de humor e alegria. Já a neuroadrenalina, aumenta o gasto energético e a queima de gordura.
Em conjunto, estes elementos promovem o relaxamento do corpo e por consequência, favorecem o controle das emoções, em especial da ansiedade.
Há alguns anos, foi apresentada uma tese de doutorado no Hospital das Clínicas de Porto Alegre, que comprovou a eficiência da atividade física em pacientes internados com quadros graves de depressão. Observou-se que a medida em que a prática da atividade física era adotada, os sintomas de depressão iam sendo reduzidos gradativamente e os pacientes recuperavam a sua qualidade de vida.
Concluímos que a pratica de atividade física, é um recurso eficaz na prevenção e reabilitação de doentes, beneficiando a saúde física e emocional.

CR: Quais os riscos e malefícios de não praticar atividade física? KM: A pratica de atividade física, tem relação direta com a qualidade de vida, saúde e longevidade, pessoas sedentárias tem uma predisposição a desenvolver doenças crônicas como colesterol, diabetes, doenças autoimunes e mesmos disfunções emocionais, como depressão e ansiedade por exemplo. Além do sedentarismo, a carência de uma alimentação balanceada, também pode promover a deficiência de nutrientes que por consequência deixarão o organismo mais vulnerável a doenças.

CR: Qualquer pessoa pode praticar atividade física? Existem orientações específicas relacionadas as faixa etária ou condições de saúde?
KM: Qualquer pessoa, mesmo aquelas que tem restrições de saúde, devem praticar atividade física, para isto, é importante contar com o suporte de um profissional capacitado que poderá compor um treino personalizado ou, orientar as melhores atividades e praticas para as necessidades especificas do individuo, de acordo com a sua faixa etária e quadro clínico.
Mesmo para as pessoas saudáveis, a orientação especializada para a prática de atividade física é importante, isto porque, em cada fase da vida, precisamos desenvolver habilidades específicas. As crianças, por exemplo, precisam refinar a sua coordenação motora, o que demanda a prática de atividades lúdicas, já os adolescentes, que estão em uma fase de construção da sua identidade e socialização, podem tirar mais proveito de atividades em grupo e treino de força para inicio do desenvolvimento da musculatura. Os adultos, por sua vez, tendem a demandar treinamento de força para ganho de massa muscular, que favorecerá o controle de peso adequado e também a prevenção de lesões e quedas típicas, que ocorrem em indivíduos com idade avançadas.
Além disto, ao contrário do que o senso comum acredita, mesmo uma pessoa acamada em um hospital, pode se beneficiar da prática adequada de atividade física com movimentos leves, com bexigas de agua, por exemplo, desde que, devidamente orientada por um profissional qualificado.

CR: Quais são as melhores atividades físicas para manutenção da saúde?
KM: A longo prazo, as atividade de fortalecimento, que envolvem ganho de massa muscular são extremamente recomendáveis para manutenção da saúde. Ainda assim, costumo dizer, que a melhor atividade física, é aquela que a pessoa gosta de fazer, pois é importante que a pratica seja prazerosa, desta maneira, será mais constante e por consequência mais eficiente. O mesmo é válido em relação ao horário, alguns defendem ser mais adequado praticar exercícios pela manhã, outros no período da tarde, mas na verdade, considero que o importante é, observar o próprio corpo e rotina e, escolher o horário que faz mais sentido para você.
Na hora de definir, qual atividade física praticar, é fundamental que se considere sempre qual a sua necessidade e objetivo, pessoas que desejam emagrecer, por exemplo, devem preferir atividades aeróbicas (zumba, zouk, lambada, caminhada, corrida, jump e etc.) e de fortalecimento muscular (musculação). Já para as pessoas que querem ganhar massa muscular, a musculação é sem dúvida a prática mais indicada. E por fim, aquelas que desejam aliviar o estresse, podem se beneficiar de atividades em grupo, treino funcional, beachtenis, dança e outras atividades similares.
Uma boa estratégia pode ser, realizar aulas experimentais e testar com quais atividades você se identifica mais, observe seu corpo, suas sensações e escolha em um primeiro momento, aquilo que mais te agrada. Este primeiro passo, pode gradativamente, te conduzir a encontrar satisfação em outras atividades mais específicas que o seu corpo venha a necessitar.

CR: Quanto de atividade física é necessárias para uma boa saúde? Como iniciar a prática?
KM: De acordo com a OMS ( Organização Mundial da Saúde), é recomendável adotarmos a prática de 150 a 300 minutos de atividade física por semana, ou seja, pelo menos 50 minutos 3x por semana, que também pode ser fracionado em atividades diárias de 21 minutos. Tudo vai depender do objetivo e disponibilidade de tempo.
É fundamental compreendermos que a atividade física precisa fazer parte da nossa rotina, tem que compor os nossos hábitos de vida, portanto, as pessoas que ainda não desenvolveram este hábito, podem iniciar com 15 minutos de caminhada todos os dias e, a medida em que este exercício se tornar um hábito, a prática poderá aumentar tanto em tempo como em intensidade, de forma gradual até que se atinja a prática mínima recomendada pela OMS.
Portanto, comece devagar, com poucos minutos, tenha objetivos reais e claros definidos. Antes de começar qualquer exercício, perceba como o seu corpo está naquele momento, se movimente por 10 minutos e repita a ação, observe as melhoras, as sensações do pós exercício, isto te ajudará a construir validações positivas para permanência da prática.
Lembrando que, independente de qual for a atividade, seja uma caminhada, uma corrida, pular corda, dançar, brincar com o cachorro, o importante é começar sempre pelo que lhe parece mais fácil e ir evoluindo gradativamente.
Se não for possível investir em um personal trainner, para te apoiar neste hábito, convide um amigo para se apoiarem mutuamente, procure por grupos de pessoas com os mesmos objetivos e participe de programas de desafios, como os de emagrecimento, por exemplo, que são projetos que tendem a ter menor custo, oferecer informações e um suporte relevante para facilitar este processo de construção do novo hábito.
No entanto, se a pratica de atividade física, for algo muito desafiador em virtude do cansaço excessivo, pode ser interessante consultar um médico para realizar exames laboratoriais e avaliar possível carência de vitaminas, ou mesmo, buscar por um psicólogo, para avaliar possíveis origens psicológicas e/ou emocionais.

CR: Quais são as dicas para pessoas que não podem investir em academia ou personal trainner, mas, desejam adotar hábitos mais saudáveis que incluam a prática de atividade física?
KM: A internet é uma excelente opção para quem deseja iniciar a prática de atividade física, sem precisar fazer grandes investimentos financeiros com academias ou aulas particulares, por exemplo.
No youtube, é possível encontrar aulas gratuitas de profissionais sérios que ensinam como treinar utilizando materiais caseiros. Também é possível encontrar aulas de zumba, fit dance, alongamento e ginástica. A recomendação, por segurança, é que sempre se busque por profissionais credenciados ao CREF - Conselho Regional de Educação Física, pois desta maneira, você se certificará de que a orientação recebida, provém de um profissional formado e devidamente qualificado para a função.
Atividades simples como caminhar, correr, dançar e pular corda, também demando pouco ou nenhum investimento e são excelentes opções. Não tem mais desculpa para não treinar.
Gosto muito de uma frase do Dr. Lair Ribeiro em que ele afirma: “Se você não tiver tempo para cuidar da sua saúde, terá que arranjar tempo para cuidar da sua doença!”, eu concluo dizendo que nossa vida é feita de escolhas, então, qual será a sua escolha? Cuidar da saúde hoje ou da doença amanhã?
Toda vez que desanimar pense nessa frase!
Se você não tiver tempo para cuidar da sua saúde, terá que arranjar tempo para cuidar da sua doença! _ Dr. Lair Ribeiro
Entre os principais serviços desenvolvidos e oferecidos pela equipe da Keity na KAZM Saúde Corporativa, estão a Ginástica Laboral, Quick Massage, Massagem Laboral, Ergonomia, Blitz Postural, Atividades para SIPAT, Personal Trainner e Palestras. Confira abaixo canais de contato:
Celular: 19 9 8830 7278
Cuide-se!

Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *