Categorias

Últimos posts

 

Estamos tão habituados a utilizar a farinha de trigo como base para o preparo de massas e bolos, que deixamos de explorar as diversas opções de farinhas disponíveis como o fubá, por exemplo, que é tão nutritivo quanto o grão do milho inteiro. Nesta receita, também utilizamos o milho verde em conserva, que tende a manter a maior parte das propriedades nutricionais originais do milho in natura.
Em média 16,3% do milho é composto de uma mescla de açúcares e amido, que são carboidratos facilmente digeríveis e assimiláveis. É um alimento rico em ácidos graxos mono e poli-insaturados.
Contém proteína, vitamina A (milho amarelo), B1 e C e minerais como potássio, fósforo, magnésio, ferro e cálcio. Por ser uma boa fonte de fibras solúveis e insolúveis, o consumo de milho é muito indicado no tratamento de disfunções intestinais e no controle do colesterol, pois suaviza e protege a mucosa intestinal, além de ser uma boa opção para os intolerantes a glúten.
Receitas com milho podem ser boas opções de carboidrato para remover o trigo do café da manhã.
Confira receita!

Ingredientes:

1. lata de milho verde em conserva
1. xícara de leite de coco
1/2. xícara de óleo de coco
1/2. xícara de açúcar demerara
1. xícara de fubá de milho
1. colher de sopa de fermento químico
canela em pó à gosto

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e adicione o fermento no final, pulsando duas vezes. Despeje a massa em forma untada com fubá. Leve ao forno pré-aquecido a 180º por aproximadamente 40 minutos. Após desenformar o bolo, polvilhe canela em pós sobre ele e sirva quentinho. 

Dica:

Se tiver tempo para um preparo mais elaborador e quiser deixar esta receita ainda mais saudável, você pode substituir o milho verde em conserva, por milho cozinho. Remova os grãos cozidos do sabugo com uma faca até completar uma xícara de chá (você utilizará de 2 a 3 espigas de milho) e bata junto aos demais ingredientes da receita.

Já para deixar o sabor mais elaborado, acrescente cubinhos de goiabada espalhados sobre a massa crua antes de levar ao forno para um sabor mais incrementado, a goiabada derreterá e ficará em consistência de geleia dentro da massa. É muito saboroso. 

Bom apetite! 

Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *