Categorias

Últimos posts

 

Gruta do Sobradinho
(Foto: Arquivo pessoal Carla Rabetti)

Conhecida como a cidade das pedras, São Thomé das Letras é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil. Sua população, segundo o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2010, era de 6 655 habitantes.
Dotada de um ar rústico, típico do interior de Minas Gerais, a cidade está localizada em região montanhosa, há 1440 metros acima do nível do mar, tornando a vista incrível, cenário inclusive da minissérie Filhos do Sol da extinta Rede Manchete de Televisão, segundo informa o site da prefeitura da cidade.

A Pirâmide de São Thomé das Letras é um dos grandes ícones da cidade, local mais visitado pelos turistas, que costumam assistir ao por do sol de cima do telhado em formato de pirâmide, justamente pelo espetáculo que a vista panorâmica da cidade proporciona lá do alto.

Casa da Pirâmide
(Foto: Imagem extraída de sites de busca)


São Thomé das Letras, foi destino da minha primeira viagem de longa distância feita de ônibus, em uma excursão organizada pelas irmãs Mezini. Foram 6 horas de estrada de São Paulo a Minas Gerais, com paradas intencionais para provar o famoso e insuperável pão de queijo mineiro, que tem a textura crocante e o sabor acentuado típico da culinária brasileira, meu pão preferido desde sempre!

De todas as viagens que fiz pelo Brasil, esta sem dúvidas foi a mais inusitada, isto porque, São Tomé das Letras é uma destas cidades peculiares, dotada de uma cultura própria e singular, que certamente passaria desapercebida em meus planos de viagem, não fosse o convite de uma amiga bióloga e sua irmã agente de turismo.

Hospedaria dos Sonhos
(Foto: Arquivo Pessoal Carla Rabetti)

Mirante de São Tomé das Letras
(Foto: Arquivo Pessoal Carla Rabetti)

Portal dos Ventos
(Foto: Arquivo Pessoal Carla Rabetti)

Estar em São Tomé, é resgatar algo de primitivo dentro de nós, em meio a um cenário rodeado por pedras, grutas, cachoeiras e muito verde. Não é a toa, que a cidade é repleta de iniciativas místicas, de fato, este cenário natural nos induz a compreensão de que existe uma força superior a nós mesmos que originou e vibra através da natureza e, de algum modo, nos sentimos conectados a fé que existe dentro de nós.

É bastante comum encontrar pelas ruas bancas com objetos artesanais místicos como incenso, duendes, gnomos e bruxas, uma manifestação da crendice regional. Também é bastante comum encontrar chapéu de bruxas nas lojas e ver turistas andando com eles pelas ruas da cidade.
Assim como em outras regiões de Minas Gerais, o trabalho artesanal é algo muito típico em São Thomé das Letras, que também abriga andarilhos e pessoas com estilo de vida alternativo.

O lado negativo de tudo isto, é que este "estilo alternativo" parece inspirar o consumo de chás e ervas alucinógenas, como algo cultural e comum a região. A cidade também atrai entusiastas em busca de supostas aparições de óvnis, mas, isto me parece estar mais relacionado as tais ervas alucinógenas.

O nome e a história da cidade imprimem a devoção do povo mineiro, o que também é evidente no ambiente. Em 1785, após a expulsão dos índios catiguás da região pelos bandeirantes, começou a ser construída a igreja matriz da cidade que abrigava a imagem de São Tomé das Letras.
Segundo a lenda, João Antão - um escravo fugido de Francisco Junqueira, teria encontrado a imagem em uma gruta acompanhada de uma carta, que não poderia ter sido escrita por um escravo, visto que eram em sua maioria analfabetos. No entanto, ao apresentar a carta a Francisco Junqueira, o escravo teria conseguido a sua alforria do antigo dono, que também ordenará a construção de uma igreja ao lado da referida gruta que fica no centro de São Tomé das Letras. 
Assim teria nascido o nome da cidade "São Tomé", já a continuidade do nome "das Letras", seria uma menção as inscrições rupestres que ainda podem ser vistas na gruta onde a imagem foi encontrada.
A igreja matriz da cidade que hoje é tombada como patrimônio histórico, foi construída na Praça do Rosário, em estilo barroco rococó, com pinturas de Joaquim José da Natividade.
Segundo o site da prefeitura da cidade, a partir do século XX, São Thomé das Letras passou a sediar a instituição filosófica "Eubiose", que aliada às crenças místicas já existentes incentivou o turismo esotérico ligado à contemplação da paisagem natural local.
Talvez por este motivo, o público de visitantes da região tenha sido segmentado, mas, a verdade é que a cidade é encantadora e uma boa opção para qualquer pessoa que deseja se conectar a natureza e observar de perto a beleza das pedras, grutas e cachoeiras de Minas Gerais.

Igreja Matriz de São Tomé das Letras
(Foto: Arquivo Pessoal Carla Rabetti)

 

Além do cenário de pedras e mata verde, águas limpas e geladas também compõem a beleza natural de São Thomé das Letras, tornando o local uma boa opção para viagens de verão, em que os banhistas podem desfrutar de pequenos lagos e cachoeiras como o Vale das Borboletas, Cachoeira Véu de Noiva, Gruta do Sobradinho, Garganta do Diabo, Shangri-lá, Cachoeira Eubiose, Cachoeira Antares, Cachoeira Paraíso, Cachoeira Flávio, Gruta do Labirinto, Gruta de São Thomé, Poço das Esmeraldas, Portal do Sol, Gruta da Bruxa, Gruta do Carimbado, Cachoeira da Renovação, Cachoeira da Chuva, Poço Secreto, entre outras.

Cachoeira
(Foto: Arquivo Pessoal Carla Rabetti)

Desde a segunda metade do século XIX, quando o plantio de café tornou-se uma das principais atividades econômicas do Sul de Minas Gerais, São Tomé das letras iniciou a extração de pedras, que eram comercializadas com regiões vizinhas. Esta atividade foi favorecida pela chegada da ferrovia na região. Como consequência, é bastante comum encontrar nas lojas da cidade, casinhas feitas de pedra, como um suvenir para turistas, que não costumam voltar do passeio sem um exemplar na mala. Hehe.

Casinhas de Pedras - Suvenir de São Thomé das Letras
(Foto: Imagem extraída de sites de busca)

Por fim, a famosa culinária mineira rica em sabores e temperos, dispensa comentários.
Caminhando pela cidade é possível encontrar restaurantes aconchegantes, com cardápios variados e preços acessíveis. Vale muito a pena deixar a hospedaria e experimentar outras opções da culinária regional.

Para saber mais sobre São Thomé das Letras, você pode visitar o site oficial da prefeitura da cidade, em https://saotomedasletras.mg.gov.br/ .

Já conheceu este cantinho rustico do nosso Brasil? Me conta aqui nos comentários qual foi o seu local preferido e como foi a sua experiência na região. Vou adorar interagir com você!

Permita-se viver novas experiências!

Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *