Categorias

Últimos posts

Porque algumas pessoas ficam ricas e outras não?

Para T. Harv Eker, autor da obra Os segredos da mente milionária, a resposta a esta pergunta, esta no modelo de pensamento sobre o dinheiro, que o individuo traz em seu subconsciente, de modo que se o nosso modelo mental não estiver programado para o sucesso, não conquistaremos prosperidade financeira, ainda que estejamos empenhando todo o nosso esforço. 

Segundo o autor, o nosso modelo de pensamento é formado por nossas experiências de vida, que nos levam a construir crenças ou paradigmas e influencia nossas emoções, que por sua vez irão definir nossos comportamentos e os resultados que obtemos diante da vida.

Logo, para que possamos obter prosperidade financeira, é necessário que tenhamos os pensamentos adequados acerca do dinheiro e isto deve acontecer por meio de uma mudança de paradigma, ou seja, nossas crenças precisam ser reprogramadas de modo que passemos pensar e agir de forma positiva em relação ao dinheiro.

Lembre-se que a vida exterior é apenas um reflexo da vida interior; se as coisas não estão indo bem na sua vida exterior, este é apenas um reflexo da sua vida interior!_ T. Harv Eker

Ocorre que a maioria dos indivíduos foram expostos a crenças equivocadas sobre o dinheiro, gerando programações negativas em seu subconsciente, certamente você já se deparou com alguma das informações a seguir: "O dinheiro é a fonte de todo mal", "Os ricos são gananciosos, criminosos e desonestos", "Você tem que dar duro para ganhar dinheiro", "Não se pode ser rico e espiritualizado ao mesmo tempo" e etc.

Além disto, parte importante do nosso aprendizado se dá pela exemplo, e a maioria de nós não teve bons exemplos de gestão financeira junto aos nossos pais ou no ambiente escolar.

Episódios específicos com dinheiro e pessoas ricas também podem contribuir com a formação de crenças negativas.

A boa notícia, é que segundo o autor, existem 4 elementos básicos para a mudança e reprogramação mental, visando alcance de uma mente milionária, ou seja, um modelo mental que favorece a prosperidade. São eles:

  • Conscientização: Compreender que na mente subconsciente existe um conjunto de crenças negativas que até agora tem conduzido a sua vida;
  • Entendimento: Entender que essas crenças negativas foram colocadas na sua mente quando você era criança;
  • Dissociação: Compreender que estas crenças não são parte de você e você pode se livrar delas se você quiser;
  • Recondicionamento: Substituir as crenças negativas por crenças positivas. Recondicione seus pensamentos!

Para praticar o quarto passo, o autor recomenda que se façam as seguintes declarações:

As coisas que eu ouvia sobre o dinheiro não são necessariamente verdadeiras, opto por adotar novas formas de pensar que contribuam para a minha felicidade e o sucesso!

O exemplo que tive a respeito do dinheiro era o modo de agir dos meus pais e familiares, a minha maneira de fazer as coisas nesta área, sou eu que escolho!Eu me liberto das minhas experiências passadas com dinheiro e crio para mim um futuro novo e rico!

Nenhum pensamento mora de graça na cabeça de ninguém, todos eles são investimentos ou custos. Ou levam as pessoas na direção da felicidade e do sucesso, ou a afastam destas duas coisas; ou a fortalecem, ou a enfraquecem. _ T. Harv Eker

É importante treinar a mente para atuar de forma favorável a sua riqueza e prosperidade, comandando os seus pensamentos e não sendo comandada por eles. Portanto, observe os seus pensamentos e alimente apenas aqueles que te fortalecem!

Entre as principais dicas de sucesso e prosperidade financeira, apresentadas pelo autor estão:

  • Assuma a responsabilidade: Pessoas ricas assumem a responsabilidade por criar a vida que desejam, enquanto as pessoas de mentalidade pobre se colocam no papel de vítimas, acreditando que a culpa do seu insucesso é dos outros (economia, patrões, empregados, governo, marido, mulher, sócio, pais e até de Deus). O problema é sempre os outros e existe sempre uma justificativa para as coisas que não conseguem alcançar.
    Outro hábito ineficiente, é queixar-se. Quando alguém reclama, esta na verdade atraindo coisas ruins para sua vida, isto porque, a lei do universo- segundo a física quântica, diz que aquilo em que focamos, se expande; em outras palavras, energia negativa, gera energia negativa. Logo, deixe de ser uma pessoa negativa e afaste-se de pessoas assim, escolha cuidadosamente os seus pensamentos e as suas palavras!

Declare: Eu mesmo crio o meu próprio grau de sucesso financeiro!

  • Tenha ambições ousadas: A lei da intenção diz que, "só atingimos aquilo que almejamos", portanto, ter objetivos ousados, gera resultados positivos. O autor, sugere que não devemos ser modestos ao desejar a prosperidade, não devemos nos contentar em ter apenas as necessidades básicas supridas, mas sim em ir além e sonhar grande.

Declare: A minha meta é ficar milionário e muito mais.

  • Se comprometa com o seu enriquecimento: Mentes ricas fazem tudo o que é moral, legal e ético para alcançar a sua fortuna. Logo, se alguém não esta obtendo a riqueza que procura, certamente não esta realmente a desejando em seu subconsciente ou não esta disposto a fazer o necessário para alcançá-la.
    É preciso dedicar-se sem restrições ao alcance do seu objetivo, fazendo o que for necessário, pelo tempo necessário, sem "mais" ou "se".

Declare: Eu me comprometo a ser rico!

  • Pense grande: O medo do fracasso ou do sucesso limita as pessoas a pensarem pequeno, por não se sentirem capazes, de fazer uma grande mudança na vida de alguém, tendem a limitar seus resultados. É preciso ser empresário e ser empresário é aprender a lucrar solucionando problemas alheios.
    Pensar grande, é pensar em ajudar um grande número de pessoas, e quanto mais pessoas você ajudar, mais rico ficará.

Declare: Eu penso grande, escolho ajudar milhares de pessoas!

  • Potencialize oportunidades: É importante abandonar a prática de tomar decisões baseadas no medo e passar a praticar a visualização de oportunidades. Mentes ricas acreditam que as coisas darão certo, porque são capazes de fazer as coisas darem certo, ou seja, pessoas de sucesso tem autoconfiança.
    A disposição em correr riscos calculados, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso, de modo que o medo do fracasso pode gerar a paralisia e perca de oportunidades.

Declare: é Eu focalizo as oportunidades e não os obstáculos!

  • Admire e esteja na companhia das pessoas ricas e bem-sucedidas: Mentes ricas aprendem a apreciar pessoas ricas e bem-sucedidas, enquanto pessoas de mentalidade pobre guardam ressentimentos destas pessoas, sentindo ciumes e inveja.Um dos grandes motivos pelos quais as pessoas permanecem pobres, se deve a visão equivocada a respeito das pessoas ricas. Portanto, ao invés de nutrir ressentimentos contra pessoas ricas, pratique o hábito de amá-las e abençoá-las. Abençoe aquilo que você quer!
    Enxergue as pessoas ricas como inspiração e exemplo a ser seguido, copie as suas estratégias internas e externas, ampliando assim a sua chance de obter os mesmos resultados. Mentes ricas buscam a companhia de pessoas vencedoras!
    Considere-se digno de estar junto a pessoas assim e fuja do seu medo de rejeição e julgamento.

Declare: Eu admiro as pessoas ricas, eu abençoou as pessoas ricas, eu amo as pessoas ricas e vou ser uma pessoa rica também! Eu imito as pessoas ricas e bem-sucedidas, eu busco a companhia de pessoas ricas e bem-sucedidas, se elas podem, eu também posso!

  • Promova-se: Não gostar de autopromoção é um grande obstáculo para o sucesso.
    Não haverá sucesso se você não estiver disposto a deixar que outras pessoas saibam da sua existência ou da existência do seu negócio e/ou produto.
    Acredite no seu próprio valor, em seu produto e serviço!

Declare: Promovo o meu valor com paixão e entusiasmo!

  • Seja maior do que os seus problemas: Pessoas de mente pobre, fogem de problemas e complicações da vida, enquanto pessoas de mente rica, investem em sua evolução pessoal diante do desafio, afim de tornarem-se capazes de superá-lo e seguir a diante. Logo, quanto maiores forem os problemas com os quais você lidar, maior será o negócio que poderá criar.
    A sua riqueza, cresce na mesma medida que você!

Declare: Sou maior do que os meus problemas, posso lidar com qualquer problema! Eu ajo apesar do medo, da dúvida, da preocupação, da inconveniência. Eu ajo quando não estou com vontade de agir!

  • Aprenda a receber: 90% das pessoas carregam o sentimento de não serem merecedoras e são vítimas de sua baixa autoestima e da autopunição, limitando assim seus rendimentos e sabotando o próprio sucesso.
    Acredite que você tem o direito de ser bem remunerado pelo seus esforços e pelo valor que agrega.

Declare: Universo se você mandou uma coisa extraordinária para uma pessoa que não esta querendo recebê-la, mande-a para mim. Obrigada! Eu sou um imã que atrai dinheiro. Obrigada, obrigada e obrigada! Sou um excelente recebedor, estou aberto e propenso a receber grandes quantidades de dinheiro na vida!

  • Seja remunerado por seus resultados: Pessoas de mentalidade pobre preferem receber um salário fixo e ser remunerada por hora, de maneira a sentirem-se seguras, mas a verdade é que a vida baseada na segurança, é uma vida direcionada pelo medo. Pessoas de mentalidade rica, acreditarem em si mesmas e assumem os riscos por seus resultados.

Declare:  Prefiro ser remunerado com base nos meus resultados!

  • Viva em uma realidade de abundância: Mentes ricas vivem na abundância e não na escassez, abrindo mão da crença de que é necessário optar entre a riqueza e os demais aspectos da vida.

Declare: Eu sempre penso, posso ter as duas coisas!

  • Focalize o seu patrimônio líquido: A verdadeira medida da riqueza é o patrimônio líquido, que é a soma de todas as coisas que você possui. A construção de um patrimônio líquido substancial resulta de quatro elementos: Rendimentos, Poupança, Investimentos e Simplificação.

Declare: Estou concentrado na construção do meu patrimônio líquido!

  • Administre bem o seu dinheiro: É necessário administrar corretamente o dinheiro que possui, para depois adquirir mais dinheiro.
    Antes de gerir uma grande fortuna, é preciso adquirir o habito de administrar pouco dinheiro. O autor sugere, a criação de uma conta bancária onde será depositado 10% de todo dinheiro ganho, com objetivo de gerar investimento ou adquirir bens e defende que esta poupança servirá também para viver de seus rendimentos durante a aposentadoria.
    Se administrar bem o seu dinheiro, poderá tornar-se financeiramente livre, ainda que com rendimentos baixos, no entanto, se administrar mal, terá dificuldades financeiras mesmo com rendimentos altos. Coloque o dinheiro para trabalhar para você.

Declare: Sou um excelente administrador de dinheiro! O meu dinheiro trabalha para mim e se multiplica!

Por fim, o autor conclui que ao desejar alcançar novos patamares, é necessário sair da atual zona de conforto e investir no aprimoramento e autodesenvolvimento constante.

É possível adquirir esta obra nas melhores livrarias pelo preço médio de R$ 24,00.

Boa leitura!

Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *