Categorias

Últimos posts



Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Havendo, pois o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, trouxe-os ao homem, para ver como este lhe chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, seria o nome deles. _ Gênesis 2:18-19

Deus existe de forma interdependente, ele é Pai, Filho e Espírito Santo, é trino. Criou homem também como uma trindade e para viver em comunidade.
Ele ponderou que não era bom ao homem estar só, ele deveria ter uma auxiliadora.
E criou todos os animais da terra e entregou aos cuidados do homem, de modo que o destino do homem era viver em comunidade e em harmonia com todos os seres vivos e com a natureza.
Acho curioso Deus trazer os animais ao homem para que ele lhes desse nome, isto é algo que fazemos com nossos filhos e com os nossos animais domésticos, damos nome a eles, decidimos como serão chamados e assim conferimos a eles identidade. Dar identidade a um ser é sinal de respeito, afeto e responsabilidade sobre ele.Aqui parece haver uma oportunidade de aprendizado sobre a concepção de Deus em relação a hierarquia, quando Ele orienta que a Terra pertencia ao homem e ele deveria dominar sobre os animais e sobre as aves e depois os traz para serem nomeados pelo homem, Ele parece estar conduzindo o homem a uma relação paterna de cuidado e proteção, onde o maior cuida do menor. O homem como autoridade sobre a Terra, deveria zelar por todos os seres, de modo que o homem era o líder da Terra e Deus o líder do homem... que vida perfeita se estabeleceria se este projeto permanecesse inalterado e somente o Espírito de Deus governasse sobre nós. “Não é bom que o homem viva só”, foi esta a declaração de Deus, ele criou o homem para uma vida em família, em comunidade, em harmonia com a Terra, com a criação e com o Criador.
Havia uma lei que regia o universo criado por Deus e esta lei era o amor. O dicionário Aulete digital define amor como sentimento que faz alguém querer o bem de outrem ou de alguma coisa, afeto profundo, devoção de uma pessoa a outra, sentimento terno e caloroso de uma pessoa por outra.
Sentimento de querer o bem, devoção, sentimento terno, tudo isto aparece no cuidado e no zelo de Deus. Desde a criação, Deus revela a interdependência com a qual criou todas as coisas.
Ele é o pai NOSSO, NÓS somos família, somos parte do todo e cada um de nós afeta toda a existência. Deus nos criou não para depender de forma subjugada e doentia, mas para interdepender compreendendo o coletivo do qual fazemos parte!

Versículo para memorizar:
Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.
O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
_ Marcos 12:30-31

Perguntas para reflexão:
- Como está a qualidade do seu relacionamento com Deus? Você tem vivido próximo Dele e o compreendido como Pai amoroso?
- Como está a qualidade dos seus relacionamentos pessoais, profissionais e afetivos? Você tem se relacionado com as pessoas ou vivido isolada e focada em si mesma?
- Como está a sua relação e zelo com o meio ambiente e com os animais?

Oração:
Deus, Nosso Pai. Que o seu amor seja resgatado em meu interior.
Me ensina a construir um relacionamento de amizade contigo, me ensina a te entender e sentir como meu pai amoroso.
Me ensina a construir relacionamentos baseados não em domínio ou em dependência, mas em conexão e amor genuíno como senhor planejou.
Que eu aprenda a me tratar com amor, me enxergando a partir do seu olhar de pai criador amoroso, que eu aprenda a amar com qualidade a minha família, os meus amigos, o meu cônjuge, meus filhos, meus colegas de trabalho, meus líderes e subordinados.
Me ensina senhor a viver em família e em comunidade como o senhor planejou desde a criação. Amém!

Declaração de fé:
Eu sou filha amada de Deus, sou parte de sua grande família e o seu amor habita em mim, por isto posso manifestá-lo a todos que se aproximam de mim!



Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *