Categorias

Últimos posts


O que é?

Diarreia é o nome dado ao quadro clínico que se caracteriza por aumento da quantidade e frequência das evacuações, que tendem a ocorrer mais de três vezes ao dia e apresentam-se em estado líquido. 

Causas

Na maioria dos casos, este é um quadro resultante de infecção intestinal por intoxicação alimentar, ou seja, causado por vírus, bactérias ou parasitas, que chegam ao intestino humano por meio da ingestão de alimentos contaminados ou por falta de higienização adequada das mãos e objetos utilizados na alimentação.
Entre as principais causas da diarreia, estão:

  • Crises de estresse e ansiedade;
  • Infecções virais;
  • Toxinas bacterianas como a do estafilococus;
  • Infecções por bactérias como Salmonella e Shighella;
  • Parasitas intestinais causadores de amebíase e giardíase;
  • Efeitos colaterais de fármacos como antibióticos, altas doses de vitamina C, medicamentos para o coração, para o câncer ou mesmo resultar do abuso de laxantes;
  • Intolerância alimentar ao sorbitol (adoçante obtido a partir da glicose), lactose ou glúten;
  • Alimentação inadequada com excesso de gordura e/ou cafeína;
  • Patologias que acarretam a má absorção de nutrientes como úlcera gastrointestinal, alguns tipos de câncer e aids.

Sintomas

A diarreia pode durar em média de uma a duas semanas de acordo com a causa e tratamento.
Como vimos, o aumento da quantidade e frequência das evacuações é o principal sintoma da diarreia, no entanto, em caso de infecções virais ou bacterianas, pode estar acompanhado de cólicas abdominais, febre, perda de energia e de apetite. No caso, de sintoma promovido por presença de parasitas também pode existir a presença de sangue nas fezes, dor de estômago e flatulência.
Entre os principais riscos de agravamento da diarreia, estão a desidratação e a desnutrição, que podem provocar boca seca, lábios rachados, letargia, confusão mental e diminuição da quantidade de urina. Isto porque, a diarreia reduz as reservas de água do organismo e promove a perda de dois importantes minerais, que são o sódio e o potássio.
Por este motivo, havendo sintomas de diarreia, o tratamento deve ser imediato, nas primeiras 48 horas após o diagnóstico, em especial em bebês, lactantes (mulheres que amamentam) ou idosos, que tendem a desidratar mais rapidamente, muitas vezes em menos de um dia.
Se os sintomas persistirem, pelo período superior a 7 dias, é fundamental que se procure ajuda médica especializada, em especial se houver sangue nas fezes, evitando desta forma que a doença se agrave e possa ocasionar outras complicações.

Tratamento

Entre os principais tratamentos recomendados para este quadro estão:
  • Aumento da ingestão de líquidos: é importante repor a perda de líquido, ingerindo de 2 a 3 litros de água por dia, além disto, o soro caseiro e a água de coco também é uma excelente opção pois auxilia na reposição dos minerais perdidos com a evacuação excessiva;
  • Alimentar-se regularmente: diante do desconforto causados pelos sintomas da diarreia, muitos pacientes deixam de se alimentar, o que é um erro, pois aumenta a chance de desnutrição ao longo do tratamento. É importante, alimentar-se regularmente, preferindo alimentos naturais, ricos em água, mas com menor presença de fibras;
  • Evitar o consumo de álcool: as bebidas alcoólicas, são naturalmente desidratantes e tendem a agravar o quadro de desidratação;
  • Uso de farmácos: Em quadros resultantes de parasitas, o médico poderá optar por prescrever vermífugos. Já em caso de infecção viral ou bacteriana, pode fazer uso de antibióticos.
    Havendo dor, febre, presença de sangue ou pus nas fezes, anti-inflamatórios e analgésicos também poderão ser prescritos pelo especialista.

Prevenção

  • Lavar as mãos com frequência, em especial antes das refeições;
  • Evitar consumir bebidas enlatadas na própria vasilha, lave sempre o recipiente antes do consumo e despeje o líquido em um copo;
  • Consumir somente agua filtrada ou fervida.

Cuide-se!

Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *