Categorias

Últimos posts


O que é?

A Síndrome do Intestino Irritável, é um distúrbio caracterizado por desconfortos abdominais resultantes de alterações no peristaltismo intestinal (movimento intestinal).
Bastante comum em adultos, só nos EUA atingem 25 milhões de pessoas, resultando em 35 milhões de consultas médicas por ano. Nos jovens, a doença é mais comum no sexo feminino, já nos adultos a incidência é similar nos dois sexos.

Causas

Esta síndrome não está associada a alterações estruturais ou bioquímicas, mas, tem sido atribuída em grande parte como resultante de estresse e outros sintomas psicológicos.
Estudos clínicos identificaram que 50% dos pacientes com sintomas característicos desta síndrome, tem histórico de abuso sexual ou foram submetidos a agressão verbal. Daí a importância de um tratamento que associe intervenções físicas e psicológicas para apoiar o paciente no controle do estresse que tende a potencializar os sintomas.

Sintomas

Entre os principais sintomas que indicam a presença da síndrome, estão:
  • Contrações intestinais exageradas, em resposta ao estresse;
  • Aumento da frequência de evacuações;
  • Flatulência (gases) e cólicas;
  • Distensão abdominal visível;
  • Distúrbio da função intestinal (diarreia, constipação ou alternância entre os dois sintomas) por pelo menos 12 semanas seguidas;
  • Episódios de dor com alívio ao evacuar;
  • Sensação de que não houve completo esvaziamento intestinal após a evacuação;
  • Presença de muco nas fezes;
  • Infecções e processos inflamatórios na região intestinal;
  • Quadros de estresse, depressão e ansiedade.
De modo geral, os sintomas listados acima, tendem a serem agravados depois da ingestão de certos alimentos como cafeína, álcool e alimentos gordurosos, bem como, após episódios de estresse.

Diagnóstico

O diagnostico é prioritariamente baseado nos sintomas, em especial, quando os exames físicos como a colonoscopia, por exemplo, não apresentam sinais relevantes de nenhuma outra doença na região, ainda assim, o desconforto e os sintomas de disfunção no funcionamento intestinal persiste.

Tratamento

Quando os sintomas são acompanhados de dor, o tratamento é prioritariamente realizado com antiespasmódicos, anti-inflamatórios e em alguns casos com antidepressivos tricíclicos. Em casos mais crônicos, pode ser indicado o uso de morfina. Já em quadros de diarreia persistente, pode ser indicado o uso de antibiótico.
Para a prisão de ventre, uma dieta rica em fibras será uma grande aliada no funcionamento adequado do intestino, em especial, quando associada ao uso de probióticos. Também é recomendável eliminar da dieta a ingestão de laticínios, alimentos gordurosos, cafeína, bebidas alcóolicas e alimentos que favorecem a formação de gases como repolho, couve-flor, batata doce, feijão e etc.
É importante que se evite comer em excesso em uma única refeição, posto que, refeições menores e mais frequentes, irão favorecer o funcionamento intestinal neste caso.
Caso o ajuste da dieta não seja suficiente para resolver a constipação, pode ser indicado o uso de laxativos osmóticos, como leite de magnésia e a lactulose e outras drogas que aceleram o trânsito intestinal e diminuem a consistência das fezes.
Como na grande maioria dos tratamentos de saúde, a atividade física é uma importante aliada no combate a síndrome do intestino irritável.
E por fim, considerar as práticas terapêuticas e de relaxamento que contribuam com a redução do estresse, como meditação, ioga, massagens, fitoterápicos e aromaterapia, associadas a tratamento psicológico.
A Terapia Cognitivo Comportamental, tem se mostrado muito eficaz na redução dos sintomas da Síndrome do Intestino Irritável, é portanto, o método terapêutico, mais indicados para pacientes com este quadro clínico, podendo ser associada a sessões de hipnose.
Por ser uma síndrome relacionada a questões emocionais, identificou-se uma melhora de 70% nos sintomas, com o simples uso de placebo.

Cuide-se!

Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *